Rio Bonito ganha câmeras de videomonitoramento

Acompanhar a mobilidade urbana e aprimorar as intervenções e planejamento dos agentes de trânsito. Esses são alguns dos objetivos do novo sistema de monitoramento por câmeras que está sendo implantado em Rio Bonito. Previsto para funcionar 24 horas por dia com informações em tempo real via internet, as câmeras de alta resolução estão sendo colocadas em pontos estratégicos da cidade, como próximo às escolas, bancos e comércios no Centro, além de cruzamentos e ruas que dão acesso às saídas e entradas da cidade. O trabalho começou nesta quinta-feira (12) com a instalação dos equipamentos na Avenida Manoel Duarte, na Bela Vista.

O prefeito José Luiz Alves Antunes falou das várias iniciativas da administração municipal na área de segurança pública.

“A instalação das câmeras de monitoramento é fundamental nos dias de hoje, assim teremos como acompanhar em tempo real as entradas e saídas da cidade e também inibir a ação de bandidos. É mais segurança para a população. Estamos investindo em várias ações, pois também colocamos em prática o Proeis na cidade, que a prefeitura arca com um número de policiais que atuam em seus dias de folga. Precisamos ter uma cidade cada vez mais tranquila e evitar que aconteça aqui o que vem acontecendo em muitos lugares, onde os índices de criminalidade são altíssimos”, declarou o prefeito.

Ao todo, serão instaladas quarenta e três câmeras fixas, que gravam imagens no mesmo ponto, e cinco câmeras modelo Speed Dome, que tem uma visualização em 360 graus, e possuem sistema infravermelho que permite a gravação mesmo em ambientes com baixa luminosidade (gravação noturna), com a transmissão das imagens via internet. Cada equipamento possui alarme contra roubo, além de login e senha individuais. Esse procedimento garante mais segurança, pois se alguma câmera for roubada não tem como ser usada em outro equipamento.

Pontos Estratégicos – As câmeras de modelo fixo são capazes de abranger uma área de 20 metros. Já as câmeras Speed Dome profissionais têm um zoom óptico de 27x, ou seja, é capaz de reconhecer uma pessoa a 300 metros de distância. Essas câmeras mais potentes serão instaladas no Viaduto do Rio do Ouro; no cruzamento da Rua Doutor Mattos com a Avenida Sete de Maio; na Praça Fonseca Portela; na Praça Astério Alves de Mendonça, e na rotatória da Rua Martinho de Almeida, na Mangueirinha.

“As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade e irão desempenhar várias funções, como segurança pública, acompanhar a mobilidade urbana e aprimorar as intervenções e planejamento dos agentes de trânsito. As câmeras speed dome são fundamentais para esse trabalho, pois tem movimento em 360 graus e grande capacidade de zoom. É ideal para monitorar grandes lugares com agilidade e qualidade de imagem”, explica o secretário de Segurança e Ordem Pública, Marcio Soares.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu e Rogério Rodrigues

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

20°C
Heavy Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura