Rio Bonito faz capacitação sobre a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Com o objetivo de implantar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, a secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (21) uma capacitação no município para implantação da caderneta do idoso e ficha espelho na Atenção Primaria a Saúde. A capacitação foi ministrada por Solange de Lira e Letícia Bogado, que atuam na área técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), juntamente com responsável pelo Programa de Saúde do idoso de Rio Bonito, Cristiane Pena, e a Enfermeira Gisele Souza, responsável da educação permanente. Também contou com a participação de enfermeiros das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), coordenação e supervisão das ESF e de integrantes do Núcleo Ampliado em Saúde da Família (NASF).

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi criada como instrumento estratégico para auxiliar no manejo da saúde desse grupo etário. O material permite o registro e acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações como dados pessoais, sociais e familiares, além das condições de saúde do idoso e seus hábitos de vida. Na Caderneta da pessoa idosa são registradas informações importantes sobre as condições de saúde, o que auxiliará os profissionais e gestores sobre a elaboração de ações necessárias para a prevenção, promoção e reabilitação, além de minimizar os principais agravos sofridos.