Rio Bonito comemora Dia Municipal da Cultura

O prefeito Leandro Peixe e o secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, participaram da solenidade em comemoração ao Dia Municipal da Cultura, realizado nesta segunda-feira (4).  A data foi escolhida para homenagear o aniversário do poeta, escritor e advogado Leir Moraes, autor das obras, “Sonetos, Nas grades do destino, Nos braços do passado, Breves cantigas, Céu apagado, Bola de gude, Nada mais, Corriola, Contos da casa apagada e Pé-de-moleque”, com destaque hoje na Casa da Cultura Hélio Nogueira. Na oportunidade, eles também entregaram o “Centro Cultural de Rio Bonito”, que passa a abrigar a Biblioteca Municipal Celso Peçanha, a Casa da Cultura Hélio Nogueira e a Secretaria de Cultura e Turismo, no antigo prédio da prefeitura, na Praça Fonseca Portela, aberto diariamente das 8 às 17h.

O prefeito falou da importância da de ocupar o antigo prédio da prefeitura com a Biblioteca Municipal Celso Peçanha e a Casa da Cultura Helio Nogueira, para que a população tenha acesso a dois equipamentos culturais importantes para a cidade.

“A abertura desse Centro Cultura é muito importante para a cultura da nossa cidade, que está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo”, afirma o prefeito.

Já o secretário de Cultura  abordou o resgate de bens culturais, recuperação de mobiliário, fotografias e acervo que vem sendo feito pelos técnicos da secretaria de Cultura.

“Valorizar à difusão das manifestações culturais e a criação de leis que garantam a permanência destes equipamentos,  é o grande legado da Cultura” declarou o Janderson Muniz, que parabenizou aos familiares e amigos do saudoso poeta Leir Moraes.

A comemoração contou com a presença de filho de Leir Moraes, Marcos Fernando,  da poetisa, escritora, Carminha Cordeiro, do Sr. Maríssimo Martins e D. Aldecir, Conselho Municipal de Cultura, na representação civil de Ariane Marins e Dawson Nascimento, equipe da SEMCUT, Secretário de Comunicação Adevalcir, Dr. Leonardo da Procuradoria, jornalista Flávio Azevedo, Marcelo Kaws e Fábio Fernando, músicos e ativistas cultural, entre outros.