Rio-Bonite-se: Desfile Cívico reúne milhares de pessoas e emociona o público

Em uma grande celebração, milhares de pessoas entre pais, alunos, profissionais da educação, moradores locais e autoridades reuniram-se emocionadas na Praça Fonseca Portela para acompanhar o tradicional Desfile Cívico. A parada segue a programação dos festejos em comemoração aos 176 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Rio Bonito.

Com o tema “Rio-Bonite-Se”, os alunos das escolas municipais, estaduais e privadas convidaram os presentes a resgatar a identidade da população rio-bonitense e incentivar nos munícipes, a ideia de pertencimento e identificação com a cultura, as belezas naturais e com a história local, sob o olhar da educação.

A abertura do Desfile Cívico deste ano contou com a apresentação do coral do Grupo Reviver e da turma de Zumba, coordenados pela Secretaria de Assistência Social. Em seguida, a aluna Alice Espíndola Maurício, da Escola Municipal Professor Antônio Ferreira, que vestida de recortes de livro tal qual uma encantadora fada, convidou os participantes a abrirem o livro da história de Rio Bonito.

Uma das principais ruas do centro da cidade, a Rua Getúlio Vargas transformou-se em uma avenida carnavalesca e fez das escolas participantes, grandes escolas de samba com os seus enredos, bandas marciais e de tambores, comissão de frente apresentadas pelas academias Boa Forma Dança e Estúdio Compassos, e intervenções culturais com o Grupo Lona na Lua.

BLOCOS TEMÁTICOS – O primeiro bloco de escolas, sob o tema “Era Uma Vez a Cidade Chamada Rio Bonito”, exibiu a história local, os seus primeiros habitantes e as primeiras conquistas.

O segundo bloco trouxe o tema “Um Mundo de Possibilidades, Belezas Naturais que Encantam” e apresentou a diversidade dos pontos turísticos da cidade, como Tomascar e Parque Da Caixa D’Água, ao conscientizar os presentes sobre a importância da preservação ambiental.

“Nossa Gente de Ontem, de Hoje e Nossa Esperança, Nosso Futuro” é o tema do terceiro bloco e homenageou as grandes personalidades rio-bonitenses da Política, da Educação, da Música, da Arte, da Cultura e da Indústria e Comércio.

O quarto bloco fez todos sorrirem com o tema “A Alegria do Povo Brincante. Rio Bonito, suas Lendas, Costumes e Tradições”. As escolas resgataram as histórias folclóricas locais como o “Índio Chorão” e a “Lenda da Luz da Serra”, as matinês dos carnavais dos clubes da cidade com os tradicionais bailes de máscaras, folias de ruas e evidenciaram ainda, os poetas locais.

Por fim, o último bloco apresentou o tema “A Educação é Potência, Porta de Entrada para um Futuro Promissor”. Os alunos das escolas contaram a história da educação e o que esperar da Educação rio-bonitense no futuro.
Em breve, as apresentações realizadas pelas escolas serão expostas na Pinacoteca Municipal.

Texto: Natan Duarte
Fotos: Nilton Carlos

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

20°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura