Reunião sobre Segurança Escolar debate os problemas de violência nas escolas

O Colégio Municipal Astério Alves de Mendonça, na Mangueirinha, recebeu nessa quarta-feira (20), a reunião do Projeto Segurança na Escola, realizado todos os meses em vários colégios do município. Os encontros são frutos de uma parceria entre a secretaria de Educação e a Polícia Militar, reúne vários setores da administração pública, como a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Guarda Municipal,  Conselho Tutelar, além de outras entidades, como Federação das Associações de Moradores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), entre outros.

Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, nessas reuniões são discutidas as problemáticas das escolas em relação às dificuldades comportamentais dos alunos,  violência e drogas nas comunidades, além de debater e procurar soluções conjuntas. Os diretores e professores das escolas municipais levam para a reunião todos os problemas e ocorrências relacionadas, principalmente, ao tráfico de drogas, roubos ou outros tipos de violência ocorridas dentro ou no entorno das escolas.

As soluções para esses problemas foram apresentadas e debatidas pelo comandante da 3ª Companhia de Independente de Polícia Militar (3ª CIA) de Rio Bonito, Tenente Macena, e o secretário de Segurança e Ordem Pública, Márcio Soares. Eles apresentaram a estratégia da Policia Militar e da Guarda Municipal que vem sendo realizadas para combater os problemas de comportamento e até de tráfico de drogas na redondeza das escolas, em conjunto com professores e diretores.

“Nos encontros debatemos todas essas questões e procuramos soluções conjuntas. Já temos resultados muito positivos em várias escolas. Além disso, a Guarda Municipal está fazendo rondas diárias e noturnas nas escolas, inclusive cobrando a presença dos vigias”, afirmou a secretária de Educação.

Para ajudar no combate a violência, várias colégios como o Mauricio kopke, no Centro, vem se  estruturando e colocando câmeras de monitoramento nas dependências da escolas.

“Essas reuniões são fundamentais para apresentarmos, debatermos e procuramos soluções conjuntas para os problemas que não afetam somente a escola, mas a cidade como um todo, como é o caso do tráfico de drogas e a violência como um todo. Aqui estamos trabalhando de forma preventiva, com a intensificação das rondas da Guarda Municipal e com uma presença mais ostensiva da Polícia Militar no entorno da escola”, explica a diretora do Colégio Municipal Astério Alves, Adriana Moraes Cardoso.

Textos: Denilson Santos

Fotos: Secom/Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura