Profissionais do SAMU de Rio Bonito participam de curso de qualificação no atendimento

Os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Rio Bonito, participou do curso gratuito de Atendimento de Múltiplas Vítimas e Segurança Viária, realizado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá, na segunda-feira (14/05). O evento, realizado pelo programa Capacita Mais Samu, é destinado para profissionais da área de Saúde e contou com palestras na parte da manhã e realização de simulado prático à tarde.

A abertura do evento contou com a participação da secretária municipal de Saúde de Maricá, Simone Costa,  e da médica do Samu Maria Emília, que falou sobre a instituição. Logo depois, o enfermeiro do Samu Hans Bossan fez a apresentação do tema “Método Start Atendimento e Múltiplas Vítimas”, falando sobre a importância da classificação das pessoas acidentadas com base nas necessidades de cuidados e chance de sobrevivência. Em seguida, às 10h30, o tema “Extricação” (corte e desmontagem do carro até que se permita a retirada da vítima) foi desenvolvido pelo técnico de enfermagem do Samu Renan Monteiro, que explicou sobre o processo de retirada em segurança da vítima de dentro de um veículo.

Dando prosseguimento às palestras, às 11h, o Cabo PM Rafael Nunes Cortes abordou o tema Convívio Social, e, às 11h30, o Cabo PM e Instrutor de curso de Patrulheiro Rodoviário, Leonardo Matoso, falou sobre a importância do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPVR) no auxílio em ocorrências do Samu em vias públicas. E, às 12h, encerrando a parte teórica, o Major Bombeiro e comandante do destacamento de Maricá, Anderson Gomes abordou o tema “Análise de Percepção de Risco”.

Após a pausa para o horário do almoço, às 14h, o treinamento retornou para a realização do simulado com a atuação da equipe do Samu que mostrou na prática como deve ser realizado o salvamento de vítimas ocasionadas por um acidente entre ônibus e carro.

“Esse curso é muito importante, pois tem a finalidade de capacitar o profissional da área da saúde no atendimento em Acidentes de Múltiplas Vítimas. Todo e qualquer profissional dessa área tem obrigação de ter conhecimento do atendimento à múltiplas vítimas, pois o infortúnio pode ocorrer bem próximo. O despreparo neste momento significa vidas em risco e, muitas vezes, mortes que poderiam ser evitadas”, afirmou o Coordenador do Samu de Rio Bonito, Claudionor Júnior, que participou do curso, juntamente com sua equipe de trabalho.