Prefeitura inicia reforma da UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Bonito está sendo reformada. A unidade de saúde, inaugurada em 2010 na gestão do prefeito José Luiz Mandiocão, nunca passou por uma reforma tão grande. A UPA é referência na região e faz uma média mensal de três mil atendimentos, principalmente para moradores de Tanguá, Silva Jardim e do próprio município. Dispõe de clínica médica e pediatria 24h. Além disso, a unidade oferece laboratório para realização de exames, sala de Raios-X, sutura (ponto), medicação e nebulização. Possui leitos de observação para adultos e crianças e uma sala “vermelha”, com leitos e equipamentos para receber e estabilizar pacientes em estado grave até que sejam removidos para algum hospital de referência.

Segundo o Coordenador da UPA, Sergio Brazil, toda essa estrutura ficou por muito tempo sem passar por reforma. Os sinais do desgaste ficaram visíveis principalmente nos pisos dos consultórios e corredores da unidade, que é feito de placas de madeira e revestido por uma manta especial, emborrachada, que é feito sob medida. As obras iniciais na unidade vão durar cerca de 30 dias. Mas a recepção principal, a farmácia e o consultório odontológico também passarão por reforma.

“Já reformamos quatro consultórios, a sala de Raios-X, a sala Amarela, que é usada para internação, e também estamos concluindo a troca do piso da sala de medicação, nos corredores e na sala de curativos e sutura”, explica o coordenador.

As obras estão sendo feitas de forma planejada para não prejudicar o atendimento aos pacientes. Por conta disso, muitas salas estão interditadas e a estrutura transferida para o corredor.

“Pedimos paciências aos usuários da UPA, pois alguns procedimentos, como nebulização e aplicação de medicamentos, estão sendo realizados fora das salas de atendimentos normais que estão passando por obras. Mas em nenhum momento o atendimento vai ser paralisado ou prejudicado por conta disso”, afirma Sergio Brazil.

A secretária de Saúde, Dailane Magalhães, disse que a UPA completa nove anos em setembro sem nunca ter passado por uma reforma desse porte.

“A UPA é responsável por resolver grande parte das urgências e emergências do município, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, o que ajuda a diminuir as filas nos prontos-socorros do Hospital Darcy Vargas e de hospitais da região. Mesmo com esse histórico, nunca passou por reformas. Então nos mobilizamos e estamos realizando essa obra que vai melhorar ainda mais o atendimento dessa unidade de saúde que é  referência na região. Vamos inclusive retomar o atendimento odontológico que vai passar por reformas”, garante a secretária.

Fotos: Galileu