Palestra sobre pré-natal reúne gestantes no Parque Indiano

O ESF do Parque Indiano realizou nesta quarta-feira (16) uma palestra para gestantes, sobre a importância da realização dos exames de pré-natal e pré-natal odontológico. Além de avaliação nutricional e vacina, as gestantes também receberam informações sobre os riscos e cuidados com a saúde bucal durante a gestação e da importância de fazer o pré-natal corretamente, para evitar problemas para mãe e bebê. Esses exames são oferecidos gratuitamente pela secretaria Municipal de Saúde, através das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município.

O pré-natal odontológico previne infecções bucais que poderiam aumentar o risco de nascimento prematuro ou com baixo peso. Também pode ajudar a evitar o diabetes gestacional, além de possibilitar que a futura mamãe seja orientada sobre os cuidados com a amamentação e a saúde bucal do neném.

Na gestação ocorrem alterações hormonais que afetam a fisiologia bucal, podendo levar à exacerbação do processo carioso e a afecções gengivais. Não é o período gestacional o responsável por tais alterações, mas pode agravar um quadro de inflamação gengival preexistente, principalmente se houver negligência da higiene bucal.

Problemas bucais – O principal problema que ocorre durante a gravidez é a gengivite gravídica. Como a gestante costuma ficar com sensibilidade na gengiva por causa da alteração hormonal, a falta de higiene bucal adequada pode acarretar no acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, inflamação. A evolução dessa inflamação pode causar periodontite, um caso mais grave de gengivite, podendo afetar diretamente o bebê.