Palestra aborda a importância da Inteligência Emocional

Uma palestra sobre Inteligência Emocional e Positiva, ministrada pelo coach Eduardo Braga (Pe. Dudu) abriu a programação do segundo dia de Formação Continua, realizada nesta terça-feira (5/2) no Centro Administrativo da Prefeitura. O evento também contou com a palestra sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Rumos e Possibilidades, ministrado por  Hélcio França Alvim Filho, fruto de uma parceria com a Editora Moderna.

Na parte da manhã, a formação foi destinada aos professores do 1º e 2º ano e auxiliares de Educação Especial, incluindo os professores do EMES e EJA. Já na parte da tarde, teve a participação dos professores do 3º ao 5º ano e dos profissionais que atuam nas Salas de Recursos, Sala de Leitura,  Informática e Arte (Fundamental 1).

Durante o evento, o palestrante Eduardo Braga explicou aos professores que a Inteligência Emocional e Positiva é uma alternativa que une a psicologia positiva, junto com inovações do mundo da educação.  Através de ferramentas e habilidades, como resiliência, emoções positivas, atenção, gratidão, e relações positivas, entre outras, ela promove a contribuição mútua, apoio e fortalecimento do conhecimento entre todos.

“A Inteligência Emocional e Positiva é uma maneira muito poderosa de promover um ensino transformador e com significado”, afirmou o palestrante.

Segundo ele, sujeitos com índice rebaixado de inteligência emocional usualmente encontram dificuldades não apenas nas relações interpessoais, mas também em sua capacidade produtiva de organização, motivação, autonomia, aprendizagem, dentre outras.

“Em outras palavras, é o uso que se faz das emoções que influencia a vida de alguém de forma positiva ou negativa, favorecendo ou não a identificação de múltiplas soluções para as dificuldades do dia-a-dia”, garante Eduardo Braga.

Caminhos de Transformação – A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, foi debatido durante a palestra de Hélcio França Alvim Filho. Ele apresentou os rumos e desafios enfrentados por educadores  para colocar em prática o que foi definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), que norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

“A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. A Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”, explica Helcio França.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

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