Inscrição para Conselheiro Tutelar de Rio Bonito termina dia 7 de junho

Os interessados em concorrer às vagas para o Conselho Tutelar de Rio Bonito, podem fazer as inscrições até o dia 7 de junho, na sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), localizado na Rua Desembargador Itabaiana, n.º 95, no Centro, das 9 às 12 horas. Antes de fazer a inscrição, o candidato deve ler atentamente o Edital disponível no site: riobonito.rj.gov.br

O candidato deve preencher os seguintes requisitos: ter idoneidade moral; ser maior de 21 anos; residir em Rio Bonito há pelo menos dois anos; star em gozo de seus direitos civis e políticos; ter ensino médio completo (antigo 2.º grau); ser aprovado no exame de aferição de conhecimentos específicos acerca da Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 (ECA), e ter experiência de, no mínimo, dois anos na área de defesa dos direitos ou de atendimento à criança e adolescente.

Além disso, no momento da inscrição da candidatura, deve apresentar as cópias do documento de identidade, Título de Eleitor, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3X4 e Certidão Negativa de distribuição de feitos criminais expedido pela Comarca de, no mínimo, cinco anos, comprovante de conclusão do Ensino Médio ou de Curso Superior, entre outros documentos.

O processo de escolha dos membros consiste em eleição pelo voto facultativo e secreto de eleitores com domicílio eleitoral no município de Rio Bonito. A eleição está marcada para o dia 06 de outubro, das 9h às 17h, sendo que os locais de votação serão divulgados no dia 06 de julho. O resultado final será publicado dia 10 de outubro. Vale lembrar que os conselheiros tutelares são eleitos e recebem aproximadamente dois salários mínimos para atuarem em regime de plantão, perfazendo 40 horas semanais.