Guardas de Rio Bonito recebem certificado de curso

Dois guardas municipais de Rio Bonito receberam na terça-feira, 8, em cerimônia realizada na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, os certificados de conclusão do Curso de Qualificação Profissional (CQP) promovido pela Prefeitura Niterói.

A capacitação dos servidores riobonitenses Nilson Vital e Helena Beatriz da Silva é fruto da parceria firmada no começo do ano entre as secretarias de Ordem Pública de Rio Bonito e Niterói. Segundo o secretário de Niterói, Gilson Chagas esse intercâmbio tem tudo para ser estendido.

“O objetivo do curso é compartilhar informações e conhecimentos. Nós tivemos a grata surpresa de uma das primeiras colocadas ser uma Guarda de Rio Bonito, mostrando toda isenção do curso e a capacidade dessa profissional. A gente que estreitar cada vez mais essa parceria e Niterói está de portas abertas para essa integração”, disse o Comandante.

Dividido nos níveis gerencial e estratégico, o curso gratuito tem carga horária de 320 horas e conta com um corpo docente gabaritado formado por mestres e doutores de instituições de ensino como a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Com a participação dos representantes da GM de Rio Bonito, a intenção é que eles se tornem multiplicadores do aprendizado para a corporação melhorando o atendimento da população do município.

“Devido aos acontecimentos que vem sendo divulgados na mídia em relação a segurança pública nós estamos observando que se não houver a capacitação dos membros da GM nós vamos ficar para trás, iremos perder esse combate para a criminalidade”, disse Vital, que é Guarda Municipal desse de 2005.

Ao fim do curso os inscritos realizaram exame intelectual e elaboração de artigo científico voltado a apresentar soluções para problemáticas diárias na rotina de uma Instituição de Segurança Pública.