Festival da Primavera vai reunir eventos ligados ao cinema e teatro

Luz, câmera e ação. Foi dada a largada para o Festival da Primavera de Rio Bonito que vai receber vários eventos culturais nos meses de agosto, setembro e outubro, na Sociedade Musical e Dramática, no Centro. Dentre as atrações que fazem parte do “pacote cultural”, se destacam o RibaCine, Primeiro Festival de Cinema de Rio Bonito, que vai reunir produções locais e de outras cidades do Brasil; o primeiro Festival de Teatro, voltado exclusivamente para grupos e companhias de teatro da cidade e o 44º Prêmio Paschoalino de Teatro. Todos esses eventos estão com inscrições abertas e podem ser feitas exclusivamente pela internet no site smdr.com.br.

O RibaCine, o primeiro Festival de Cinema de Rio Bonito, acontece de 3 a 8 de outubro na Sociedade Musical e Dramática Rio-bonitense, no Centro, e terá diversas atrações cinematográficas de forma gratuita. As inscrições, que estão abertas, acontecem de 1 a 26 de agosto exclusivamente pela internet no site smdr.com.br.  O festival vai oferecer uma ampla diversidade de produções cinematográficas com a proposta de democratizar o acesso a filmes de produções regionais e nacionais, por meio de sessões públicas na cidade. Além disso, a programação do festival prevê a realização de oficinas, workshops, exibição de curtas-metragens, debates, shows e apresentações culturais.

Festival de Teatro – A cidade também vai realizar a primeira edição do Festival de Teatro de Rio Bonito voltado exclusivamente para grupos e companhias de teatro do município. O Festival acontece de 9 a 17 de setembro, em parceria com a secretaria municipal de Cultura e Turismo e a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ). Inscrições de 1 a 26 de agosto no site www.smdr.com.br.

Rio Bonito também vai receber o “44º Festival Estadual de Teatro Associativo do Rio de Janeiro – Prêmio Paschoalino 2022”, em comemoração aos 45 anos de atividades em prol da Cultura do Estado. O festival de teatro tem o objetivo de intensificar o intercâmbio teatral aperfeiçoando e capacitando artistas e técnicos, estabelecendo um fórum de troca de experiências e discussão das diversas linguagens cênicas. O Festival acontece de 23 de setembro a 1 de outubro, em parceria com a secretaria municipal de Cultura e Turismo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 26 de agosto no site www.smdr.com.br.

Parceria – O Festival da Primavera de Rio Bonito é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e da Sociedade Musical e Dramática Rio-Bonitense, em parceria com a secretaria municipal de Cultura e Turismo e a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ).