Feira da Integração une diversão, cultura e bons negócios

Um evento eclético e que caiu no gosto popular. Assim foi a Feira da Integração, realizada pela prefeitura de Rio Bonito neste último sábado (30) , através das Secretarias de Cultura e Turismo e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Convention & Visitors Bureau. O evento aconteceu na Praça Fonseca Portela, no Centro e contou com a exposição e venda de Artesanatos, além de feiras de Antiguidades, Adoção de Pets e da Agricultura Familiar. A proposta do governo municipal é realizar este projeto de integração todo o segundo sábado de cada mês.

O evento tem o objetivo de divulgar os trabalhos dos artesãos produtores rurais com barracas de culinária, produtos de artesanato, bijuterias, bordados, entre outros itens, além de encontrar diversos produtos de época, como roupas, moveis, pratarias, cédulas e moedas de colecionadores locais.

“A feira tem sido importante, pois nos colocou em outro patamar em relação à exposição e venda dos nossos produtos. Esse tipo de feira é muito importante para divulgar o trabalho dos produtores do município, pois desta forma garante o sustento de muitas famílias”, afirma a moradora de Lavras Maria Aparecida, conhecida como Cida do Biju, que trabalha a mais de 30 anos com o produto.

Já a empreendedora Ana Sávia, que trabalha com papa e suco de milho a mais de 10 anos, aproveitou essa oportunidade para alavancar as vendas e atrair novos clientes com a exposição de seus produtos.
“Esta é uma experiência nova que está sendo muito produtiva para mim. Com a iniciativa da Prefeitura de criar esta feira, conseguimos aumentar a nossa clientela e, consequentemente, multiplicar as vendas dos nossos produtos”, garante.

Apoio ao Produtor – O Prefeito Leandro Peixe explicou que, como incentivo aos produtores rurais, a prefeitura disponibiliza assistência técnica aos agricultores na produção de mudas, através de orientação, de preparo mecanizado de solos, com o suporte de dois tratores, práticas de cultivo, além de buscar a viabilidade econômica, retorno financeiro e qualidade de vida dos produtores.

“A ideia é resgatar a vocação natural dessa região, rica na produção rural, além de criar um entreposto para comercialização desses produtos direto do produtor, sem atravessadores e, desta forma, valorizar os agricultores e demais trabalhadores e seus familiares, que sofrem com os efeitos da pandemia, principalmente aqueles que perderam os seus empregos e ficaram sem rendimentos”, afirma o prefeito.

Além das barracas montadas para a venda de verduras, legumes, itens regionais e produtos artesanais, a feira também contou com a participação de técnicos da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho que, em parceria com o Sindicato Rural, distribuíram panfletos com informações e orientações sobre legalização, documentação e dúvidas em relação ao MEI (Micro Empreendedor Individual).

Feira de Adoção – No mesmo local também aconteceu uma feira de adoção de cães e gatos, que contou com a parceria do Projeto Movimento MIAU e as fundadoras Emília Dario e Luíza Rocha, além de protetores de animais pré-cadastrados na Secretaria. Rio Bonito possuiu o Selo Pet Friendly/Amigo dos Animais, lançado no município em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, que é responsável pelas políticas públicas de Proteção e Bem estar Animal. Esse selo é uma tendência global de conscientização de diversos tipos de estabelecimentos, como hotéis, restaurantes, cafeterias, supermercados e todos os outros segmentos, onde os clientes com pets têm acesso. A Feira da Integração, que caiu no gosto popular, foi realizada sem nenhum custo para a administração municipal.

“Não tivemos nenhum gasto, tudo foi feito através de doações e parcerias. O nosso objetivo é ajudar os autônomos e microempreendedores que estão sem empregos por conta da pandemia”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Nilton Carlos

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

30°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura