Estoque baixo de sangue pode prejudicar atendimento do Hemonúcleo durante o carnaval

Com a proximidade do Carnaval, os bancos de sangue ficam em alerta por causa da queda no número de doadores e aumento na demanda. O núcleo de hemoterapia de Rio Bonito está solicitando que a população compareça para doar sangue, principalmente quem tem sangue fator Rh negativo (A, B, AB e O). Com estoque baixo, o Hemonúcleo está recebendo, em média, três pessoas por dia para doar sangue. O local é referência na região no fornecendo de sangue para vários municípios como Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim, no entanto a maioria do sangue coletado segue para atender a demanda do Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito.

A maioria do sangue que o Hemonúcleo recebe vem de doações voluntárias ou quando alguns familiares de pacientes internados numa unidade hospitalar precisam de sangue, como aconteceu nessa sexta-feira (8), quando um grupo com 47 pessoas de Itaboraí, se organizaram nas redes sociais para ajudar uma pessoa que vai fazer uma cirurgia. Mas desse total, apenas a metade estavam aptas para doar.

“Estamos precisando muito dos doadores voluntários, pois cada doação pode salvar até quatro vidas. Atualmente, nossa unidade vem sendo mantida pelos familiares de usuários internados nas instituições hospitalares. Estas pessoas são chamadas de doadores de “reposição”, pois só doam quando algum membro da família ou amigo precisa de sangue. Mas é necessário que as pessoas antes de vir doar se informem se elas estão aptas e não tenha impedimento para fazer isso”, explica Diretora Administrativa da unidade, Patrícia de Azevedo Carvalho de Almeida.

Uma pessoa pode fazer até quatro doações por ano. Se for homem, devem respeitar um intervalo de dois meses entre uma doação e outra. No caso das mulheres, esse período sobe para três meses.

 “É muito importante conscientizar as pessoas em relação da importância da doação de sangue periodicamente. É um gesto tão simples, mas que pode salvar muitas vidas”, garante Renato Ribeiro, que veio de Itaboraí para doar e ajudar a salvar a vida de um amigo que vai fazer uma cirurgia.

“Estou muito feliz em estar aqui e poder ajudar uma pessoa”, completa Tatiana Valente, que mora em Silva Jardim.

Doador Voluntário – Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos. Pessoas com idade inferior a 18 anos (entre 16 e 17 anos) podem doar acompanhados do responsável ou com autorização prévia do responsável. O doador precisa pesar mais de 50 quilos e deve procurar o Centro Municipal de Hemoterapia de 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h. Maiores informações podem ser obtidas no Hemonúcleo, localizado na Avenida Martinho de Almeida, 222 – Mangueirinha – Rio Bonito – RJ. (Anexo ao Loyola) –  Tel. 2734-9705.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

18°C
Heavy Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura