Especialistas e profissionais de saúde participam de capacitação sobre doença falciforme

Especialistas e profissionais de saúde participam de capacitação sobre doença falciforme

Na tarde desta quinta-feira (30), a Prefeitura de Rio Bonito sediou, no auditório municipal, o evento “Atualização em Doença Falciforme”, reunindo profissionais da área da saúde com o objetivo de ampliar conhecimentos, alinhar práticas e fortalecer o atendimento à população.

A iniciativa destacou a importância da capacitação contínua das equipes, especialmente diante de uma condição que exige acompanhamento constante e abordagem integrada. A programação contou com momentos de troca de experiências, atualização técnica e reforço das estratégias de cuidado no município.

Sobre a Doença – A doença falciforme é uma condição genética e hereditária que afeta a forma das hemácias, os glóbulos vermelhos do sangue. Em vez de apresentarem formato arredondado, essas células assumem a forma de foice, o que dificulta a circulação sanguínea e pode causar dores intensas, anemia, infecções frequentes e outras complicações. O diagnóstico precoce, geralmente realizado por meio do teste do pezinho, é essencial para garantir um tratamento adequado desde os primeiros meses de vida.

Durante o encontro, foi reforçado que o cuidado com pacientes com doença falciforme não se limita a um único setor da saúde. A atuação integrada entre atenção básica, especialistas, equipes de enfermagem e assistência social é fundamental para garantir acompanhamento contínuo, prevenção de crises e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

A troca entre os profissionais também contribui para que o município esteja mais preparado para identificar sinais precoces, orientar famílias e oferecer suporte adequado em todas as fases do tratamento. Além disso, ações de conscientização são essenciais para ampliar o conhecimento da população sobre a doença e reduzir possíveis complicações.

Fotos: Marcelo Gomes

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Unidades Escolares em Boa Esperança (2º Distrito)

Unidades Escolares em Basílio (3º Distrito)

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

Acessar o conteúdo