‘Papo de Responsa’ chega as escolas municipais

O Programa é realizado em parceira com a Polícia Civil e 35ª Subseção da OAB

As escolas municipais de Rio Bonito foram contempladas com o Programa Papo de Responsa, que realiza atividades preventivas com professores, alunos e seus responsáveis, em parceria com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, e a 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão “OAB Vai à Escola” de Rio Bonito.

O Papo de Responsa é um programa fundado pelo Inspetor de Polícia Roberto Chaves, cuja proposta é oferecer uma nova abordagem e interação entre adolescentes e jovens com atuação nas escolas municipais ou estaduais. Além de promover um bate-papo sobre prevenção à violência, drogas e suas consequências, como também, o papel do ofício da polícia na sociedade.

Durante o papo, os agentes da Polícia Civil visitam as unidades escolas em dois momentos. No primeiro, os policiais se encontram com os professores para uma sondagem de temas e situações mais recorrentes que necessitam ser debatidos entre os alunos.

Após conversa com os professores, os policiais se reúnem com os alunos para uma conversa dinâmica, descontraída e informativa sobre os temas presentes no cotidiano escolar. A interação proposta no Programa Papo de Responsa é propiciar um ambiente acolhedor e seguro em que, de maneira bem franca, os alunos saibam do lado perverso das drogas e as consequências provenientes do tráfico e consumo, bullying, violência, abuso sexual, infrações e seus crimes.

Escolas participantes – Os policiais realizarão visitas e palestras nas escolas municipais Raulbino Pereira de Mesquita, Maurício Kopke, Professora Maria Lydia Coutinho, Duque de Caxias, Governador Roberto Silveira, Maria Thereza Chehab de Carvalho e Annita de Souza Moraes.

Os alunos das turmas do 7º ao 9º ano das escolas que irão receber o projeto, também irão participar de um concurso de redação com os temas desenvolvidos durante os encontros com os agentes da Polícia Civil.

Texto: Natan Duarte