Prefeitura promove treinamento de Primeiros Socorros para profissionais da Educação

O treinamento está sendo realizado em parceria com o Curso Operação e Resgate

A secretaria de Educação começou a fazer o treinamento de “Primeiros Socorros nas Escolas”, em parceria com o Curso Operação e Resgate, que atua com a capacitação de profissionais para atuar no atendimento fora do ambiente hospitalar, em geral em regime de urgência. Os primeiros a participaram do curso foi a equipe de professores e apoio da Creche Municipal Sheylle Mary Sales Helayel, realizado nesta terça-feira (17), no Auditório da Prefeitura de Rio Bonito. O treinamento será realizado em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, a começar pelas unidades que ofertam turmas de creche.

A capacitação tem como objetivo dar visibilidade a Lei nº 13.722 de outubro de 2018, popularmente conhecida como “Lei Lucas”, que determina que professores e funcionários das escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Básica, sejam treinados e capacitados na realização dos primeiros socorros, em casos de acidentes e atendimento básico, ou em situações onde é necessária assistência rápida.

Os participantes puderam aprender as técnicas para atuarem em acidentes que podem acontecer na escola, como engasgo de alunos, de epilepsia dentro de sala de aula, ou situação de estresse, bem como formas de lidar com hemorragias ou traumatismos, além de reanimação cardiorrespiratória, que são necessários a utilização das técnicas de primeiros socorros. Nesse caso, os professores devem saber identificar o problema e prestar a ajuda necessária até a chegada do SAMU.

“Para termos um ambiente seguro para nossos alunos, é necessário promover formação continuada em áreas que se correlacionam com a atuação dos nossos profissionais nas escolas, principalmente na área da saúde”, afirma o secretário de Educação, Adalmir Cardoso, que já acompanha o trabalho realizado pelos especialistas.

A enfermeira Vanessa Aguiar e o bombeiro militar Anderson Nascimento, ambos moradores de Rio Bonito, fundaram o Curso há mais de 15 anos e, nesse período, vêm realizando capacitações nessa área em toda a região.

“Agradecemos muito a aproximação da secretaria de Educação e a oportunidade que recebemos de treinar os educadores. Nosso objetivo com este treinamento é tornar Rio Bonito o primeiro do Estado, senão do Brasil, a ter todos os professores e alunos da rede municipal capacitados em primeiros socorros”, afirmam os profissionais.

Texto: Natan Duarte

Fotos: Nilton Carlos – Secom PMRB

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

28°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura