Educação realiza exame avaliativo em todas as escolas da Rede Pública Municipal

Educação realiza exame avaliativo em todas as escolas da Rede Pública Municipal

Com o objetivo de avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos das escolas da Rede Pública Municipal, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito realiza o SIMULA RB, um exame em larga escala para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, nas turmas de 5º e 9º Ano, durante a primeira semana do mês de junho.

O exame, que está em sua segunda edição, traz uma novidade que é a aplicação de um formulário socioeconômico o qual combina essencialmente a escolaridade e as condições econômicas familiares do aluno. Ao final da aplicação, o formulário trará uma visão geral das realidades sociais da escola e do sistema de aprendizagem baseada na história de seus alunos, auxiliando no processo de monitoramento, avaliação e aplicação de políticas públicas na educação local.

Para o coordenador pedagógico do 2º Segmento da Secretaria de Educação de Rio Bonito, Rafael Ferreira, o SIMULA RB possibilita o cruzamento de dados de aprendizagem, sociais e econômicos do público-alvo avaliado.

“A aplicação do exame SIMULA RB é muito importante para o município de Rio Bonito ao permitir a coleta de dados dos alunos e de toda a Rede de Ensino, e então, aprimoramos o que ofertamos nas salas de aula”, disse o coordenador.

O secretário de Educação, Adalmir Cardoso, explica que o exame nasceu com a característica de aproximar os alunos das avaliações diagnósticas do Governo Federal e criar meios e indicadores de desenvolvimento da educação local.

“Além das políticas públicas que poderemos construir com os resultados do SIMULA RB a cada ano, queremos que esse exame se torne um legado para a nossa Educação, a exemplo do SAEB e outras provas, e ver daqui a alguns anos, índices cada vez melhores para obtenção e distribuição de recursos para nossas escolas”, ressaltou o secretário.

A segunda aplicação do SIMULA RB nas escolas municipais da Rede Pública de Ensino está prevista para ser realizada no segundo semestre deste ano.

Texto: Natan Duarte

Mais notícias

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 006/2026

Convoca em caráter de urgência os aposentados e pensionistas nascidos no mês de junho para a realização da prova de vida obrigatória.

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Unidades Escolares em Boa Esperança (2º Distrito)

Unidades Escolares em Basílio (3º Distrito)

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

Acessar o conteúdo