Dia Especial da Goiaba foi realizado em Rio Bonito

Mais de 50 produtores rurais das cidades de Rio Bonito, Araruama, Magé, Cachoeiras de Macacu, Tanguá, São Gonçalo, Itaboraí e Saquarema participaram do Dia Especial da Goiaba, realizado na Fazenda Campo Verde, em Jacundá (Rio Bonito). O prefeito de José Luiz Mandiocão esteve no evento realizado pela Emater, com apoio da secretaria municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

A forma como produzir, poder, preparar o solo e até o sistema de irrigação foram pauta desse Dia Especial da Goiaba.
O prefeito reafirmou a necessidade de incentivar a agricultura para desenvolver a economia.
“Nessa terra em se plantando tudo dá. Precisamos garantir mais recursos e investimentos na agricultura, pois ela pode desenvolver e fazer deslanchar a economia desse país. Aqui em Rio Bonito estamos fazendo a nossa parte, compramos tratores, retroescavadeiras e outros equipamentos que estão a disposição dos agricultores familiares. Dessa forma, incentivamos o aumento da produção”, avaliou.
A secretária municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Daniele Rodrigues, também prestigiou o evento e declarou total apoio a iniciativa.
“Temos na Emater um excelente parceiro e estamos aqui juntos para ampliar cada vez mais o nosso apoio aos agricultores de Rio Bonito e com essa troca de experiências regional, o povo da nossa terra compartilha e também adquire conhecimentos e técnicas no setor”, afirmou.
O responsável pela fazenda onde foi realizado o evento, Marco Antônio Carvalho, falou da produção local.
“São mais de mil goiabeiras da espécie Paluma, que é uma qualidade de goiaba com bastante massa, ideal para a fabricação de doces.Aqui optamos por podar no inverno e colher no verão. A cada hectare de terra poderemos colher até 30 toneladas de goiabas, toda a produção tem destino certo que é uma empresa de fabricação de doces em Saquarema”, explicou.
O supervisor regional da Emater-Rio, Everton Lessa, falou sobre a importância do evento.
“Estamos retomando a realização desses métodos complexos. Assim reunimos um número maior de produtores para disseminar o conhecimento e o debate, além da troca de ideias de forma regional”.
Já Delaine Arneiro, supervisora local das próximas agendas.
“Estamos sensibilizando o produtor para o manejo correto da fruta, incentivando o plantio e a diversidade de produtos. No mês de setembro estaremos realizando o Dia Especial do Caqui e outro da Galinha Caipira, programe-se”, convidou.
O senhor Jorge Massao Vesu, 69 anos, saiu de Papucaia, em Cachoeiras de Macacu, para acompanhar o Dia Especial da Goiaba.
“Tenho uma plantação com mais de 1.400 pés da fruta e são, em sua maioria, de mesa. Fazemos a poda drástica e colhemos fruta saborosa o ano inteiro. Estar neste encontro é muito positivo, nos dá a oportunidade com outros produtores, além de absorvermos novidades, capacitação e novas tecnologias”, declarou Massao, que vende toda a sua produção para hortifrutis e para a Ceasa.
Ao final do Dia Especial da Goiaba, os participantes puderam conferir na prática como realizar a correta poda da planta e ainda participaram da inauguração do sistema de irrigação por gotejamento na Fazenda Campo Verde.