Desfile Cívico reúne milhares de pessoas na Praça Fonseca Portela

Rio Bonito completou 172 anos de emancipação político administrativa com uma grande festa nesta segunda-feira, 7 de maio. Milhares de pessoas aproveitaram o feriado e foram prestigiar os alunos das escolas municipais, estadual e particulares que desfilaram pelas ruas do Centro da cidade.  As festividades cívicas começaram às 8 horas com o hasteamento da bandeira, execução do hino nacional pela banda da Polícia Militar, e Hino do Município, na Praça Fonseca Portela, com a presença do prefeito José Luiz Mandiocão, da vice-prefeita Rita de Cássia Gomes, vereadores e secretários municipais, além do deputado federal Júlio, que prestigiou o evento.

Em seguida começou o Desfile Cívico Escolar, às 9h, com a participação de mais de  6 mil alunos de 47 escolas de Rio Bonito e também da Guarda Municipal, da equipe do SAMU, além das representações das bandas marciais.

Novo Projeto – A novidade deste ano no desfile foi a participação da primeira turma da Guarda Mirim criada recentemente pela administração municipal. Fazem parte do projeto mais de 30 crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos, que tem aulas de educação para o trânsito, noções de primeiros socorros, ética e civismo, educação antidrogas e defesa pessoal. Desenvolvido pela secretaria de Prevenção à Dependência Química em parceria com a Guarda Municipal e as secretarias de Educação e Promoção Social, o programa atende, a principio, alunos das escolas municipais Mauricio Kopke, Serra do Sambe e Professora Maria Lydia Coutinho. As aulas estão sendo realizadas no Espaço de Eventos, no prédio do antigo Fórum, no período da manhã e tarde, na segunda, quarta e quinta-feira.

Homenagens – Os alunos das escolas municipais homenagearam vários escritores brasileiros de literatura durante o desfile, como Paulo Freire, Rubens Alves, Cora Coralina, e também o mundo dos filmes e desenhos infantis. Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio, Frosen, Peter Pan, o Menino Maluquinho, Mulan, Cinderela, Moana, Pequena Sereia, Aladin, foram alguns personagens que passaram pela Praça Fonseca Portela.

Já o Colégio Municipal Astério Alves de Mendonça, que fechou o desfile, levou a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo, com as suas Cucas, Emílias, Sacis, Viscondes, entre outros muitos personagens, para falar da importância da leitura na vida das pessoas. Como dizia uma das  frases de Paulo Freire que foram ostentadas neste desfile de 7 de maio: “É preciso que a leitura seja um ato de amor”. Então que seja, sempre.

Reportagem: Denilson Santos

Fotos: Galileu