Curso forma novos Treinadores de Futebol para atuar nas categorias de base

O Curso para Treinador de Futebol Licença C, organizado pela Associação Brasileira de Futebol (ABTF), com apoio da Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Esporte e Lazer e a Liga Riobonitense de Desporto (LRD), teve início na manhã desta segunda-feira (13). O curso, que acontece até o dia 17 de setembro, no horário das 8 às 18 horas, tem aulas teóricas no Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro, e práticas no Estádio Carlos Gonçalves (Motorista Futebol Clube) e no Estádio Afonso Martinez (Cruzeiro Futebol Clube).Além disso, capacita os participantes a atuarem como treinadores nas categorias de base dos clubes de futebol desde o sub 13 até o sub-20.
O secretário de Esporte e Lazer, Bernardo Oliveira, que participou da abertura do evento, disse que essa primeira turma foi formada por profissionais dos clubes locais, de profissionais de municípios da região e até mesmo de outros estados como Goiás e Amazonas. Ele também explicou que a turma recebeu o nome de Luciano Soares do Espírito Santo (Tião), treinador de futebol profissional com atuação em vários clubes de futebol estrangeiros e será homenageado no último dia do evento.

O curso tem o objetivo de capacitar novos treinadores que irão atuar na formação de atletas e conta com a participação de vários profissionais que, no decorrer da semana, irão ministrar palestras e aulas práticas ligadas ao tema.

No primeiro dia do curso, as palestras foram ministradas por Fernando Pires (ABTF), que falou sobre observação do jogo (dinâmica) e pelo professor Carlos Lancetta, especialista em treinamento físico, com passagens marcantes pelos quatro grandes do futebol carioca e técnico da seleção brasileira de atletismo nos Jogos Olímpicos do Canadá e da Rússia, que falou sobre preparação física no futebol.

A programação do evento segue nesta terça-feira (14) com aulas teóricas e práticas sobre aprendizagem e Desenvolvimento e treinamento técnico/tático, com o professor Carlos Alberto Lancetta e o professor Floraci Pereira. Na quarta-feira (15), serão abordados assuntos relacionados a fisioterapia, socorros urgentes, arbitragem e leis do jogo, ministrados pelos professores Fábio Muzzi Bittencourt, Thiago Muniz e Sergio Cristiano. Já na quinta-feira (16), acontecerá um teste de avaliação e apresentação dos trabalhos dos participantes, além de treinamento tático/técnico, com os professores Fernando Pires e Lucho Nizzo. Na sexta-feira (17), último dia do evento, tem aula teórica sobre assistente técnico e aula prática sobre treinamento tático/técnico, com o professor Floraci Pereira.

Na parte da tarde, o jornalista Fábio Menezes faz uma palestra sobre a “Relação dos Treinadores com os meios de Comunicação”. Logo após, tem uma palestra com o treinador Luciano Soares do Espírito Santo, homenageado do evento. Em seguida, acontece a entrega dos certificados de conclusão do curso.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Nilton Carlos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

20°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura