Cultura abre inscrições para o Festival de poesia

Começou nessa segunda-feira (30) o Projeto de Leitura e Escrita da secretaria de Cultura e Turismo, com as inscrições do Festival de Poesias Poeta Mauricio Hanna Badr. A cerimônia de abertura foi realizada na Pinacoteca Municipal Antônio Benevides Filhos, no centro pela a secretária de Cultura e Turismo, Carmen Motta. O concurso, que tem o objetivo de oferecer aos estudantes atividades prazerosas que estimulem o hábito de ler e escrever, como forma de entretenimento, comunicação, aquisição de valores e ensino-aprendizagem, é destino a alunos da rede pública e privada do município, com idade até 18 anos.

As inscrições, que são gratuitas, estão abertas e cada estudante pode inscrever apenas uma poesia. O tema é livre. A inscrição e a entrega das poesias deverão ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo, que funciona no Centro Administrativo da prefeitura (ao lado da UPA), na Praça Cruzeiro, ate o dia 21 de outubro, às 17 horas. No ato de entrega da poesia, a pessoa deverá preencher a ficha de inscrição. Serão avaliadas pela comissão julgadora: criatividade, originalidade, coerência, letra e ortografia do autor. O Concurso termina no dia 25 de outubro.

A Secretaria de Cultura e Turismo firmou uma parceria com o poeta local Ivan Nani e a Academia Araruamense de Letras (AARALETRAS) para organizar o Concurso de poesia, que vai reunir alunos de 9 a 18 anos das escolas do município.

“A Pinacoteca Municipal é um dos principais espaços destinados a cultura de Rio Bonito. Por isso estamos melhorando a sua estrutura para receber os artistas que expõem os seus trabalhos no local, bem como os eventos culturais que irão acontecer no decorrer do ano”, explica Carmen Motta.

Ivan Navi é poeta e um incentivador da cultura local.

“Tinha a intenção de realizar um concurso de poesias e a secretaria de Cultura abraçou a ideia que veio fortalecer a iniciativa. Desde os 7 anos tenho uma vida muito intensa com o mundo das letras. Acho maravilhoso contar histórias através de poesias e poder trazer de volta esse concurso vai ser maravilhoso. Ele resgata uma cultura de Rio Bonito e que teve tantos poetas importantes para o cenário nacional, além de apresentar para as crianças novas oportunidades e maneiras de ver o mundo através da poesia”, declarou o poeta.

Quem fez coro com o poeta Navi foi o presidente da Sociedade Cultural Condecorativa riobonitense, Luiz Eduardo Cordeiro, que também é poeta.

“Acho incrível ter esse projeto. Já tivemos em Rio Bonito concursos de poesia e esse resgate é muito importante, principalmente para crianças e jovens estudantes que geralmente começam a escrever na escola e terão a oportunidade de mostrar suas poesias. Será sensacional garantir novos nomes na poesia riobonitense”, afirmou.

A Pinacoteca está localizada na Avenida Castelo Branco, 61, em cima do Banco Itaú, no centro da cidade.

Texto: Denilson Santos e Alba Valéria