Prefeitura e Estado assinam pacto de cooperação para prevenir e combater a violência contra a mulher

A Secretaria de Assistência Social visa o acolhimento para as mulheres vítimas de violência, para isso, a assinatura do Convênio do Pacto de Enfrentamento e Combate à Violência contra Mulheres aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (30), no auditório da Sede Administrativa da Prefeitura de Rio Bonito.

As mulheres que são vítimas de violência doméstica, a maioria das vezes, não tem um acolhimento humanizado e a partir de agora uma equipe técnica estará pronta para o acolhimento de cada uma delas.

O objetivo do Centro de Especialização de Atendimento à Mulher (CEAM) é fazer com que uma cooperação técnica entre o Município de Rio Bonito, representado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e o Estado do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), possam fortalecer a assistência social da política pública para mulheres e que elas se sintam mais seguras.

O encontro contou com a presença do Prefeito Leandro Peixe; Liliane Nunes, da Patrulha Maria da Penha de Itaboraí; o Comissário de Polícia, Paraguassu Bodart, Representando a Delegacia de Rio Bonito; a gestora do SUAS, Priscila Freitas; Drª Paula Anselmo, presidente da Comissão OAB Mulher; a vereadora Marlene Carvalho e o vereador Eduardo Soares; além da Subsecretária de Política para Mulheres, Drª Glória Heloiza.

Josiane Penco destacou que, a secretária da pasta, Nathália Guimarães, junto a equipe de gestão, buscam pela pactuação de enfrentamento e combate à violência contra mulheres.

“Acreditamos que com prazo de 30 dias o prédio será inaugurado e essas mulheres terão a sua voz, seu atendimento humanizado, para nossa equipe de gestão que estará acolhendo o CEAM. Este é um Marco para nossas mulheres e para nossa cidade. Hoje, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, delegacia de polícia para patrulha Maria da Penha e o judiciário, nós estamos com a equipe multidisciplinar à disposição dessas mulheres em tempo real. As mulheres vítimas de violência não podem voltar para o agressor, não podem votar para residência, então esse acolhimento está sendo também implementado para que elas saiam do risco e tenham o acolhimento humanizado”, destacou Josiane Penco.

O Prefeito Leandro Peixe destacou a importância do Centro de Especialização de Atendimento à Mulher em Rio Bonito e que tal realização para o público feminino é de grande valia.

“A busca do CEAM é um sonho que nós realizaremos. Espero que daqui a 30 dias nós tenhamos este espaço para acolher essas mulheres que sofrem violência doméstica. Olhar para o nosso Plano de Governo e ver tantas coisas sendo realizadas não tem preço”, finalizou o prefeito Leandro Peixe.

Texto: Silas Madeira

Fotos: Nilton Carlos