Clínica da Família recebe atividades alusivas a campanha “Outubro Rosa”

A campanha “Outubro Rosa” continua mobilizando os moradores de Rio Bonito em prol do combate ao câncer de mama. Na manhã desta terça-feira (16), as atividades foram concentradas na Clínica da Família Dr. Mário José do Nascimento Lage, na Praça Cruzeiro. A unidade de saúde, reaberta no ano passado, funciona com as equipes de estratégia da família, composta por médicos clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários. A unidade de saúde atende cerca de 14 mil moradores dos bairros da Mangueirinha, Green Valley, Green Park, Loteamento Schuller e Cachoeira dos Bagres.

O evento, alusivo a campanha Outubro Rosa, contou com a participação de cerca de 50 moradoras locais, que puderam solicitar exames de mamografia, exames laboratoriais (sangue, fezes e urina) e agendamento e coleta de exame preventivo. Além disso, quem participou do evento também recebeu orientações sobre prevenção contra o câncer de mama, com o Doutor Santana, médico mastologista da Clínica da Família.
Buscando melhorar a autoestima, as mulheres também participaram da Oficina da Beleza, com manicures, cortes de cabelo, entre outros serviços, promovidos pelos professores das oficinas de manicure e estéticas do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). O evento também contou com sorteios de brindes e animação com professores de lambaeróbica, entre outros.

Segundo a enfermeira Taissy Belgues, responsável pela Clínica da Família, a unidade de saúde oferece para a população os serviços de mastologia, ginecologia, obstetrícia, clínico geral, pediatria e enfermagem, onde cerca de mil pessoas são atendidas todos os meses no local.

“Na Clínica da Família temos todo de procedimentos, como retirada de pontos, vacina, coleta de exame de preventivo, curativo, administração de medicamentos, entre outros”, explica a enfermeira.

Prevenção – Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, assim como a da Organização Mundial da Saúde, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. É nessa faixa etária que cresce a incidência da doença. Contudo, entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia defendem a realização dessa radiografia das mamas anualmente a partir dos 40 anos.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

27°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura