Aniversário do Centro Cultural B. Lopes terá exposição e recital de poesia

A secretaria de Cultura e Turismo organizou uma grande festa para comemorar o aniversário de 103 anos da morte do poeta Bernardino da Costa Lopes (B. Lopes) e os 23 anos do Centro Cultural que leva o seu nome, em Boa Esperança. O evento, que é gratuito, acontece nesta quarta-feira (2), a partir das 9 horas, e conta com a exposição da artista plástica Nádia Maria de Souza. Além disso, quem comparecer no local, também vai curtir um recital de poesias, com a participação dos alunos do Colégio Municipal Kingston Motta, e uma exposição de desenhos de alunos da comunidade. A entrada é gratuita.

A exposição, que fica aberta ao público até o dia 9 de outubro, conta com trabalhos da artista plástica Nádia Maria Souza, conhecida por seu nome artístico de N. Namazzo, que mora em Rio Bonito há mais de dez anos e faz parte do grupo de Artistas Plásticos da cidade. Já participou de várias exposições coletivas e individuais, sendo inclusive premiada pela Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais do Rio de Janeiro, no “IV Salão de Artes Plásticas Elisabeth Kinga” com a obra “Córrego” e no “I Concurso de Pintura a Óleo S/Tela Clube Comary” com a Obra “Lago Encantado.

“Comecei com o estilo acadêmico, mais tarde estudei o impressionismo e aí me perdi. Demorei a criar meu próprio estilo, acho que meu desenvolvimento é espontâneo. Pinto todos os dias, às vezes das 9 às 17 horas, dou muita atenção e importância a este trabalho. O que torna a gente boa numa determinada coisa é praticar, praticar, praticar”, afirma a artista.

B. Lopes – Criado em 1996, o Centro Cultural Bernardino Lopes possui um pequeno museu e uma biblioteca. Há uma exposição permanente de livros de Bernardino Lopes, principal poeta da cidade. O acervo conta ainda com documentos e imagens do escritor e de outras personalidades do século XIX. Bernardino Lopes foi um dos fundadores do jornal Folha Popular, em 1891, onde foi lançado o primeiro manifesto simbolista do Brasil. O Centro Cultural B. Lopes fica na Praça Bernardino Lopes, s/nº, em Boa Esperança, e funciona de segunda à sexta-feira, da 9 às 18 horas.

Texto: Denilson Santos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura