Alunos das escolas municipais realizam ações de controle e combate ao mosquito da dengue

As ações de combate à dengue ganharam força nas escolas municipais. O projeto de Formação de Guardas Mirins para controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pelos casos de dengue, chikungunya, zica vírus e febre amarela, vem mobilizando vários alunos das escolas municipais que vem ajudando no combate ao mosquito. O projeto, realizado em parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, vem formando alunos das escolas municipais Kingston Motta, Maria Thereza Chehab de Carvalho (antiga 7 de maio), Astério Alves de Mendonça, Raulbino Pereira de Mesquita, Professor Honesto Pereira de  Carvalho (EMPHAC).

Depois de passarem por um treinamento com noções básicas sobre o mosquito Aedes Aegypti e suas doenças e técnicas de visita domiciliar, abordagem ao morador, identificação de depósitos, ciclo biológico do mosquito, entre outros, os alunos começaram esta semana a fazer um trabalho de campo, na própria comunidade onde moram. As ações aconteceram nos dias 11, 13 e 14 de dezembro.

O objetivo é capacitar alunos do sexto ano das escolas na técnica de visita domiciliar para diagnosticar a situação de infestação do Aedes Aegypti; formar equipe de guardas mirins para auxiliar nas atividades dos guardas de endemias; mapear os pontos críticos das comunidades com alto índice de infestação, além de fazer abordagens de moradores com práticas educativas no combate e controle do mosquito, entre outros.