Acordo com a PESAGRO-RJ vai beneficiar a genético em gados de corte e cultivo de banana

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado no início deste mês pelo prefeito Leandro Peixe e o Presidente da PESAGRO-Rio, Paulo Renato Marques.

Os técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RJ) iniciam, na próxima semana, o trabalho de suporte técnico e auxílio científico aos produtores familiares e a indústria agropecuária. O trabalho, que é fruto de um acordo de cooperação técnica assinado com a prefeitura de Rio Bonito, também prevê a assessoria para projetos de inovação tecnológica voltadas para a manutenção e preservação ambiental do meio rural, associado ao desenvolvimento sustentável das potencialidades agropecuárias do município.

Os médicos veterinários da secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Bruno Motta e Renata Brandão, estiveram na PESAGRO nesta quarta-feira, dia 25, para estabelecer o Plano de Trabalho do acordo de cooperação técnica (ACT).

Reunião na PESAGRO-RJ definiu o inicio do trabalho da equipe técnica.

‘Ficou estabelecido de começarmos a receber o corpo técnico da PESAGRO, com oito técnicos, entre médicos veterinários e engenheiros agrônomos, já na primeira semana de junho. O grande foco do nosso ACT é o melhoramento genético em gados de corte e leite e cultivo das produções de banana e maracujá’, explica Renata Brandão.

O fomento e a qualificação técnica da bovinocultura de corte e o estímulo à produção de bananas e seus produtos comerciais no município, foi uma das motivações para o fechamento do acordo.

‘Estamos construindo um projeto de melhoramento genético para bovinos de corte, em parceria entre o Governo do Estado e o município, além do resgate da produção da banana. O estímulo à produção de bananas e a indústria da bananada são atividades que recomendamos como foco de trabalho, e estamos trabalhando para isso”, garante o prefeito Leandro Peixe.

Texto – Denilson Santos