Moradores do Parque das Acácias já podem se cadastrar para receber o Cartão Recomeçar

Moradores do Parque das Acácias já podem se cadastrar para receber o Cartão Recomeçar

Quando a chuva leva móveis, eletrodomésticos e parte da estrutura de uma casa, o prejuízo vai além do material. Ficam também a insegurança, a preocupação e a necessidade de reconstruir a rotina. Pensando em ajudar famílias que passaram por esse cenário, a Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Assistência Social, está realizando o cadastramento de moradores para o Cartão Recomeçar, um benefício do Governo do Estado do Rio de Janeiro destinado a famílias atingidas por desastres naturais, como as enchentes recentes.

Neste primeiro momento, a ação será direcionada exclusivamente aos moradores do Parque das  Acácias, podendo posteriormente alcançar outros CRAS do município, acontece das 9 às 16h, para orientação e encaminhamento das famílias que se enquadram nos critérios do programa.

O benefício prevê o pagamento em parcela única, para famílias de baixa renda atingidas por enchentes, deslizamentos, desabamentos, incêndios e outras situações de emergência reconhecidas oficialmente pela Defesa Civil. O valor poderá ser utilizado para compra de móveis, eletrodomésticos e materiais de construção.

Para ter acesso ao auxílio, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo programa estadual, como estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), possuir renda familiar compatível com as regras do benefício e comprovar residência em imóvel diretamente afetado pela situação de emergência.

O cadastramento das famílias será realizado em parceria com o município, responsável pelo levantamento das demandas e identificação das áreas atingidas. O pagamento será feito pelo Governo do Estado, por meio de cartão magnético disponibilizado aos beneficiários.

A Lei – O Cartão Recomeçar foi instituído pelo Decreto Estadual nº 48.057, de 02 de maio de 2022, com o objetivo de oferecer apoio emergencial às famílias que sofreram perdas materiais em decorrência de desastres naturais em municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Para muitas famílias, recomeçar não significa apagar o que aconteceu, mas ter a oportunidade de reconstruir aos poucos aquilo que foi perdido. E, em momentos difíceis, toda ajuda representa também acolhimento, esperança e a chance de seguir em frente com mais dignidade.

Fotos:  Arquivo SECOM

Mais notícias

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Unidades Escolares em Boa Esperança (2º Distrito)

Unidades Escolares em Basílio (3º Distrito)

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

Acessar o conteúdo