O “Programa Cuidar”, que tem o objetivo levar serviços de saúde e atendimento médico de qualidade diretamente para a comunidade, caiu no gosto da população. Com a realização de exames e consultas médicas que estavam parados na fila de espera desde 2022, fez mais de 10 mil atendimentos em 2025. O programa integra diversas secretarias e reforça o cuidado com a população, com atendimentos entre de livre demanda e com pré-agendamentos, que são realizados durante a ação.
Em 2025, o programa passou pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Rio Vermelho, Boa Esperança, Basílio, Parque Andrea, Viçosa, Mangueira, Rio Seco, Lavras, Bela Vista, Colina, BNH, Jacuba, Rio Vermelho, Serra do Sambê, Parque Indiano, Praça Cruzeiro, Mata, Ipê e Parque Andrea, entre outros. Este ano as ações do Programa Cuidar acontecem a cada 15 dias, em sistema de revezamento entre o Ambulatório Loyola Municipal Manoel Loyola Filho e o Ambulatório Municipal de Boa Esperança (Esperanção), ampliando ainda mais o acesso aos cuidados em saúde.
Zera Filas – O Programa Cuidar é uma iniciativa da prefeitura de Rio Bonito e tem como foco zerar as filas de atendimento, principalmente de exames mais complexos, acelerar consultas e oferecer diversos serviços de saúde. O programa inclui mutirões de saúde, com atendimentos voltados para multivacinação, cuidados com os pets, como vacinação antirrábica e castração, além de coleta de preventivo, atendimento odontológico e ações voltadas para a saúde de crianças e idosos, entre outros.
Entre os atendimentos de livre demanda estão: Clínico geral, Odontologia, vacinação, exame preventivo e glicose. Mas para alguns atendimentos, como os de psicologia, angiologia, cardiologia, oftalmologia, endoscopia, ginecologia ou exame de ultrassonografia, precisam de um pré-agendamento nas unidades de saúde dos bairros.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes


