Um Natal Bonito, consciente e criativo. Foi com esse espírito que a secretaria de Educação fez a culminância do Projeto “Natal Sustentável – o lixo de ontem, a magia de hoje”, lançado em agosto, que reuniu várias escolas da rede municipal, cujo objetivo é produzir árvores de natal com materiais recicláveis. O resultado foi revelado nesta terça-feira (9), num concurso realizado na Praça Fonseca Portela, com a presença dos diretores das instituições participantes, além do vice-prefeito, Carlos Magno, da secretária de Educação, Mônica Magrini, e do secretario de Cultura, Vagno Marins, entre outros, que participaram do júri.
O projeto contou com a participação das escolas municipais Maria Thereza Chehab (Nova Cidade), Professor Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC), e Maria Ferreira (Jacuba), Astério Alves de Mendonça (Mangueirinha), Santos Loureiro, Dr. Roberto Pereira e Serra do Sambê. A intenção do projeto é estimular a consciência ambiental, a criatividade e o trabalho em equipe entre os estudantes e comunidade escolar, promovendo o espírito natalino de forma sustentável. Além disso, estimula a utilização de materiais recicláveis na confecção de árvores de Natal e contribui para o reaproveitamento de resíduos, incentivando práticas ecológicas e o protagonismo estudantil.
A árvore vencedora foi a confeccionada pelos alunos da Escola Municipal Maria Ferreira, que utilizaram copos plásticos, tampinha de garrafas pets, além de canudos plásticos e muita criatividade. As outras duas escolas selecionadas foram Professor Honesto de Almeida Carvalho (2º lugar) e Maria Thereza Chehab na terceira colocação.
“Os participantes deram um show de criatividade na elaboração dos projetos. Além de estimular a criatividade e o espírito natalino, o concurso promoveu ainda a conscientização e a preservação ambiental”, afirma a secretária de Educação, Mônica Magrini.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes


