A revisão do Plano Municipal de Cultura, que recebeu sugestões da população, artistas e agentes culturais, foi o tema central dos debates durante a Conferência Municipal de Cultura, realizada pela secretaria de Cultura e Turismo no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no dia 23. O evento contou com apresentações culturais de artistas locais, orquestra e carnaval, além de painel literário. Durante o evento também foram eleitos os novos conselheiros de Cultura. O prefeito Leandro Peixe, secretários municipais, vereadores, representantes do Sebrae, entre outras autoridades, participaram do evento.
As Conferências são espaços destinados ao encontro entre a sociedade civil e poder público, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações a serem aplicadas e desenvolvidas. É um momento especial de debate, com chamamento aos gestores públicos, agentes, animadores e produtores culturais, arte educadores e pesquisadores de cultura, para um amplo debate das políticas culturais vigentes, a tempo de ações implantadas pela prefeitura, através da secretaria de Cultura.
Políticas Públicas – O Plano Municipal de Cultura é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução das políticas públicas de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura (SMC), indicando prioridades para o setor cultural e definindo ações e metas a serem efetivadas.
Todas as propostas e sugestões contribuíram para a formulação de indicativos para a Conferência Municipal de Cultura, assim como na elaboração das proposições a serem encaminhadas para as Conferências Estadual e Nacional de Cultura. A Conferência trouxe de volta à Cultura a emoção e o olhar da Diversidade, com respeito e oportunidades.
“A conferência é o espaço ideal para a troca de informações sobre o nosso cenário cultural. Daí a fundamental importância da participação dos fazedores de cultura e da sociedade em geral para traçar metas e, juntos, construir políticas públicas mais assertivas para o setor”, afirma o secretário de Cultura, Janderson Muniz.
Durante a Conferência Municipal de Cultura foi eleito o Conselho de Políticas Públicas Culturais e também os Delegados de Cultura, formado por representantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes.
Conselho de Políticas Públicas Culturais
1- Ariane Rodrigues Marins
2- Virgínia Maria oliveira Borges
3- Sávia Cardoso Barboza
4- Marcus Fernando Moraes
5- Aldair José Mendes
6- Francisco Geraldo (Juka Goulart)
7- Álvaro- Casagrande
8- Andrezinho Shock

Delegados de Cultura:
1- Ana Paula Rossi
2- Ana Claudia Dib Terra Cardozo
3- Leonardo Amaral
4- Carol Monserrat
5- Pedro Rodrigo
6- Igor Leal
7- Márcio Sardinha
Texto: Denilson Santos
Fotos: Junior Moraes – Secretaria de Cultura