A Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) tem promovido durante o mês de maio, várias atividades alusivas ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nesta quinta-feira (18), no Ginásio Esportivo do Parque Andrea, foram realizadas oficinas com as crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com atividades didáticas, roda de conversa, música e orientações.
A campanha “Maio Laranja” visa combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e incentivar as denúncias, que podem ser feitas por qualquer pessoa, através do Disque 100. Para reforçar a necessidade de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, serão realizados vários outros eventos com a participação de profissionais do CRAS e CREAS e também das escolas municipais. O objetivo da série de debates é discutir e mostrar formas efetivas para prevenção da violência sexual desse público e boas práticas para o enfrentamento de situações dessa natureza.
Para denunciar casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes, incluindo a violência sexual, os cidadãos podem utilizar o Disque 100 – Disque Direitos Humanos. O número é o canal de recebimento de denúncias de violação de direitos dessa natureza e atende 24 horas, durante todos os dias da semana.
Veja a programação do Maio Laranja:
Equipe CREAS – Dia 22 de maio no Centro da Cidade.
Equipe CREAS – Roda de conversa nas escolas na E.M Governador Roberto Silveira (Vertentes) e C. E. Bernardino Costa Lopes – Dia 22 de maio
CADÚNICO: Sala de Espera com a Psicóloga do Creas das 10:00 e 13:30 h – Dia 25/05
Programa Criança Feliz: Parceria com os CRAS e CREAS nas datas das atividades socioeducativas.
CRAS Centro: Dia 22/05 – ação no trânsito, com faixa e distribuição de folders (CRAS Centro e CREAS)