Dentro das atividades alusivas ao “Mês da Mulher”, a secretaria municipal de Saúde realizou uma ação especial nesta quarta-feira (8), para reforçar a importância da prevenção e dos cuidados da saúde feminina. Para isso, montou um cronograma de atendimento nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Praça Cruzeiro, Bela Vista, Jacuba, Parque Andrea, BNH, Serra do Sambê, Parque Indiano, Boqueirão, Mangueira e Boa Esperança, além da Clínica da Família, que funcionaram com horário estendido, das 17 às 20 horas, preferencialmente para atendimento das mulheres que trabalham e precisam fazer esses exames. Ao todo, foram realizados exames preventivos (231), atendimentos odontológicos (114) e atendimentos médicos (329).
Com a ação, a secretaria municipal de Saúde espera despertar nas mulheres à necessidade de prevenir e evitar determinadas doenças. Mulheres entre 25 a 64 anos são as mais propensas a desenvolver doenças, como o câncer. O Papanicolau é um exame ginecológico que deve ser feito, preferencialmente, a cada dois ou três anos, e que serve para identificar o câncer do colo do útero e a presença de infecções na região genital feminina.
As mulheres que por algum motivo não conseguirem fazer o exame preventivo, podem procurar uma dessas unidades e fazer o pedido de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
“Embora fizemos essa ação no Dia Internacional da Mulher, o trabalho de atenção à saúde da mulher, o rastreamento e a realização de exames preventivos, entre outros procedimentos, acontecem durante o ano todo nas unidades de saúde de Rio Bonito. As pessoas que, por algum motivo, não conseguirem fazer o exame preventivo, podem procurar uma dessas unidades e fazer o pedido”, explica a secretária de Saúde, Cintia Machado.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Aila Pinheiro


