Cerca de 100 residências do município de Rio Bonito serão beneficiadas com saneamento rural nas próximas semanas. As residências contempladas fazem parte da microbacia do Rio Caceribu que corta os bairros Basílio, Braçanã, Braçanã de Cima, Cambucás, Lagoa Verde e Cachoeira dos Bagres.
Rio Bonito é o primeiro município a receber o tratamento de esgoto em áreas rurais, cujo objetivo é proteger os mananciais dos rios da cidade. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Rio Bonito com o Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara.
O programa Sanear Baía de Guanabara baseia-se na instalação gratuita de sistemas biodigestores, ou seja, uma fossa que utiliza uma solução inteligente, sustentável e prática de tratamento do esgoto doméstico. A prática impede a poluição do meio ambiente, ajuda a cuidar da higiene e é essencial para a manutenção dos nossos mananciais.
Para que o programa aconteça com sucesso, as associações de moradores junto com as equipes de agentes comunitários da saúde e da assistência social ajudarão as empresas responsáveis pela instalação dos biodigestores a prestar esclarecimentos das informações aos moradores.
Para o secretário de Meio Ambiente, Murilo Balbino, esse é um trabalho muito importante de conscientização e proteção dos nossos mananciais rio-bonitenses. “A instalação do biodigestor é uma solução inteligente e prática tanto para o morador e, principalmente, para o meio ambiente. Esse programa complementa o sistema urbano que a partir da concessão é responsabilidade da Águas do Rio, e agora, nossa área rural também passa a ser coberta pelo saneamento.
O lançamento do programa foi realizado na sede da prefeitura nesta quarta-feira (23), onde representantes da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), da Concremat Engenharia e Tecnologia, e do Consócio Baía de Guanabara, formado pelas empresas Hydra Engenharia e Saneamento Ltda e RTC Engenharia Ltda, estiveram reunidos com as lideranças dos bairros contemplados para explicar como será realizada a instalação desse sistema de saneamento nas residências próximas dos rios.
Texto: Natan Duarte
Fotos: Natan Duarte