Secretaria de Estado do Ambiente faz pacto pelas águas

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançaram o Pacto pelas Águas na Bacia do Rio São João, com a participação de representantes de vários municípios. A iniciativa, realizada na sexta-feira (10), tem o objetivo recompor nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d’água com o plantio de espécies da Mata Atlântica, visando proteger e recuperar mananciais. O evento faz parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 5 de junho.

O projeto prevê ações de reposição florestal em 200 hectares (o equivalente a 200 campos de futebol) da Bacia do Rio São João que compreende os municípios de Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Rio das Ostras e Silva Jardim. Em Rio Bonito destaca-se o projeto de recuperação ambiental de iniciativa particular da empresa RS Nunes, e o reflorestamento de fragmentos de mata ciliar no Rio Bacaxá.