Secretaria de Agricultura faz alerta sobre ocorrência de praga que afeta a Citricultura

Diante da confirmação de ocorrência do Cancro Citrico em áreas de cítricos nas proximidades dos municípios de Dona Euzébia e Astolfo Dutra, no Estado de Minas Gerais, tradicionais produtores de mudas que são comercializadas no Brasil, inclusive para o Estado do Rio, a secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômica, atendendo uma solicitação do Governo do Estado,  faz um pedido aos produtores rurais do município, para ficarem  alertas sobre a aquisição de mudas oriundas de viveiros devidamente registrados no Ministério da Agricultura e fiscalizados pela Superintendência de Defesa Agropecutária.  Não devem adquirir mudas do comércio ambulante por não terem procedência sanitária e estarem sujeitas ao risco de disseminação dessa doença.

O cancro cítrico é uma praga que afeta espécies e variedades de frutas cítricas de importância comercial. É considerado como uma das doenças bacterianas mais prejudiciais à cultura dos citros, devido ao alto potencial de disseminação e difícil controle, podendo ocasionar a necessidade da erradicação total do pomar. Em Rio Bonito, atualmente a praga se encontra “sob erradicação”.