Rio Bonito inicia Programa “Produtor Sustentável” em parceria com a UFRJ e Conleste

As equipes técnicas da UFRJ e do Conleste começaram as primeiras visitas às propriedades rurais de Rio Bonito que foram cadastradas no Programa “Produtor Sustentável”, realizado pelas secretarias de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Rede de Inteligência Verde. Ao todo, são 50 propriedades cadastradas no programa que tem como objetivo a inclusão tecnológica e digital do produtor rural, com a oferta de serviços gratuitos para uma agricultura de precisão voltada para a agricultura familiar.

O programa Produtor Sustentável também oferece os serviços gratuitos de  Registro e Mapeamento, Rastreabilidade, Monitoramento e Construção de Banco de Dados, Avaliação e Implantação de Práticas Sustentáveis, Compliance Agroambiental e Qualificação para o mercado de Carbono. Neste primeiro momento foram visitados o Sítio Baobá, o Sítio Malli (apiário do Mauro), o Sítio Quintal das Estrelas e o Sítio Azul.

“Este programa não é um pacote fechado, mas sim uma composição de várias ideias e realidades de cada produtor. Nesse primeiro momento, estamos aqui para nos conhecer, ouvir as dificuldades e demandas e, a partir daí, ver o que podemos colaborar para desenvolver a propriedade e agregar valor aos produtos que são produzidos”, explica a pesquisadora da UFRJ, Mônica Viana.

Foram feitas visitas a agricultores com produtos qualificados, uma característica da agricultura Fluminense, que o projeto destinará geotecnologia e práticas sustentáveis para potencializar a produção.

“Entrevistamos quatro agricultores com culturas diversificadas, que receberão análise de solo, georreferenciamento da propriedade e instruções para a plataforma de rastreio da produção disponibilizada pelo projeto e, desta forma, alavancar ainda mais a produção desta propriedade”, garante o Diretor de Projetos do Conleste, Carlos Cavalcanti.


Segundo o secretário de Agricultura, Teilor Cerqueira, essa é uma tendência mundial para a Agricultura e uma realidade em alguns lugares.

“Queremos trazer esse conceito para nossa agricultura familiar de Rio Bonito e região, oferecendo todo suporte técnico e operacional para que o produtor tenha essa oportunidade de inserção neste mercado”, afirma a o secretário.

A próxima visita técnica acontece no  dia 29 de março, e será feito o georreferenciamento da propriedade, registro e mapeamento de fertilidade do solo, com a utilização de drone.

Texto e fotos: Denilson Santos

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura