Promoção Social faz capacitação para visitadores que irão atuar no Programa Criança Feliz

A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Promoção Social, começou nesta segunda-feira (27) a capacitação dos visitadores que irão atuar no Programa Criança Feliz. Desenvolvido pelo Governo Federal, o programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. O curso acontece até a próxima sexta-feira (31), na secretaria de Promoção Social, que funciona no prédio do antigo fórum, no Centro.

Durante a capacitação, foi apresentada a metodologia do programa, que trabalha com técnicas de interação desenvolvida pela UNICEF e Organização Mundial da Saúde. Além disso, os profissionais que irão realizar visitas domiciliares (visitadores) estão sendo capacitados em diversas áreas: Saúde, educação, serviço social, psicologia, direitos humanos, cultura, entre outros, garantindo com isso o melhoramento do desenvolvimento humano dessas famílias, a longo prazo.

Beneficiários – O programa, desenvolvido nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), é voltado especificamente para as crianças de zero a seis anos. Em Rio Bonito, são mais de 400 crianças beneficiadas nessa faixa etária, além dos portadores de deficiência. A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares, desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa.

“Essas visitas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade”, explica Marcela Overney que, juntamente com Vanderlane Souza, supervisionam o programa município.

Trabalho de Campo – Durante essa semana, os doze visitadores que foram aprovados no Processo Seletivo, irão aprender a trabalhar o Programa Criança Feliz nos bairros que irão atuar no município. No final da capacitação, todos receberão um certificado de aptidão para exercer a função. Na próxima semana começam a fazer o trabalho de campo.

“As equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil”, explica Coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria de Promoção Social, Renata Toledo.

A próxima etapa do programa será a reunião do Comitê Gestor, que acontece em junho num dia e local a ser definido.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

31°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura