Programa + Mais Agro Rio Bonito vai impulsionar a agricultura familiar

Aumentar a produção da agricultura familiar e melhorar o escoamento da produção agrícola do município. Esses são alguns dos objetivos do Programa + Agro Rio Bonito que já está em andamento no município, com apoio dos governos Estadual e Federal. O projeto é um dos carros chefes das secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Obras e Serviços Públicos, que atuam em conjunto para alavancar a agricultura e o desenvolvimento econômico da região.

As máquinas utilizadas no programa, como patrol, retroescavadeira, trator (equipado com roçadeira, arado, grade e pulverizador), caminhão e implementos agrícolas foram apresentadas nesta quarta-feira (15). Esses equipamentos já estão atuando diretamente na manutenção das ruas e nas propriedades rurais.

A iniciativa conta com o apoio dos técnicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), que este ano firmou um Termo de Cooperação com a prefeitura de Rio Bonito para desenvolver o Projeto de Extensão, Identificação e Proposta de soluções para Demandas da Agricultura Familiar do município, além de suporte técnico e acadêmico junto ao produtor rural.  A Diretoria da Escola de Engenharia da UFF, representada pelos professores Ivênio Moreira da Silva (coordenador do projeto), José Rodrigues de Farias Filho (Diretor da Escola de Engenharia), e Marcos Alexandre Teixeira (Subchefe do Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente), participaram do início do trabalho ao lado do prefeito Leandro Peixe e dos secretários municipais.

Apoio ao Produtor Rural – Entre as metas do Programa + Agro Rio Bonito estão:  melhorar o escoamento da produção da agricultura e pecuária; recuperar e fazer a manutenção de 350 km de estradas rurais; buscar promover o aumento da produção e da produtividade das propriedades rurais; melhorar a qualidade de vida e o aumento da economia do produtor rural; fomentar o desenvolvimento econômico do município, além de contribuir para que o Governo do Estado melhore o nível de renda dos produtores, aumente a geração de empregos no interior e fixe a população no campo, tornando o agronegócio fluminense mais competitivo e oferecendo à população alimentos de qualidade.

Para ter acesso aos serviços do programa, o agricultor deve solicitar o agendamento da máquina diretamente na secretaria de Agricultura, que funciona na sede administrativo da Prefeitura, ao lado da UPA, na Praça Cruzeiro, ou pelo telefone (21) 99947-9655 (WhatsApp).

Fotos: Ronald Muniz