Oficinas de Karatê atrai alunos de todas as idades

O projeto social da prefeitura de Rio Bonito que atende cerca de 45 pessoas com aulas gratuitas de karatê, realizou a primeira cerimônia de exame de faixas e entrega de certificados. As Oficinas de Karatê do projeto é fruto de uma parceria entre a secretaria de Promoção Social e a academia Fuji de Karatê – Dô, e funcionam no Centro de Referência Social (CRAS) do Centro e do Basílio, e recebe alunos a partir de 6 anos que moram no município.  O evento foi realizado nessa quinta-feira (30) na Sala de Convivência, no antigo Fórum,  e contou com a presença do presidente da Associação Riobonitense de Karatê (ARBK), Renato Monteiro Parada, além de familiares e convidados.

Este projeto tem como objetivo criar oportunidades para que crianças e adolescentes despertem o interesse pela atividade esportiva. Todas as atividades são realizadas sob a coordenação do Professor Eduardo Duarte. Nas artes marciais, as cores indicam a evolução na prática do esporte. Pelas cores, ela ainda pode ser considerada uma iniciante, mas todos sonham chegar à faixa preta.

“A cor das faixas é menos importante do que o aprendizado diário dos alunos. Eles têm mostrado uma evolução muito grande na parte técnica,  mas também na autoestima, autoconfiança e, principalmente na questão disciplinar, fundamental para a prática do karatê”, explica o professor Eduardo.

Mais do que a porta de entrada para benefícios sociais, os projetos realizados nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) têm sido um local de descoberta de talentos. Como é o caso das oficinas de karatê que reúne crianças, jovens e adultos no mesmo espaço de convivência social.

“As oficinas de karatê contribuem na concentração, disciplina e educação das crianças e adolescentes, os afastando das drogas e criminalidade”, afirma a secretária de Promoção
Social, Lilian Antunes.

Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Promoção Social, que funciona na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 98 – Centro (Antigo Fórum. As aulas de karatê no CRAS/Centro são realizadas às segundas e quartas,  das 8 às 10hs (manhã) e das 16:30 às 18 horas (tarde). Já no CRAS/Basílio, as aulas são as segundas e quartas-feiras das 9 às 10 horas (manhã) e das 14 às 15:30 horas (tarde).

Fotos: Galileu