Novos Agentes Comunitários de Saúde são apresentados

Os novos agentes comunitários que passaram no último concurso público participaram da cerimônia de apresentação e de um curso de capacitação sobre o trabalho nas unidades de saúde, realizada nessa segunda-feira (10) no Centro Administrativo da prefeitura. O principal papel desempenhado pelo Agente Comunitário de Saúde é de ser o primeiro elo entre o cidadão e serviço público de saúde de que necessita. Ele é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas para este serviço. O evento contou com a presença da secretária de Saúde, Dailane Magalhães, e da Coordenadora Geral do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Roberta Dermier, entre outros.

Durante o período de capacitação,  os agentes irão receber orientações que abordam temas ligados a saúde e comunidade, SUS, papel dos agentes comunitários e suas atribuições, papel durante as visitas familiares, territorialização/mapeamento, trabalho em equipe, funcionamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entre outros temas.

As 110 vagas oferecidas no concurso público foram distribuídas para preencher as demandas das Estratégias Saúde da Família (ESFs), dos bairros Boa Esperança, Serra do Sambê, Nova Cidade, Parque Andrea, Boqueirão, Nova Cidade, Boqueirão, Rio Vermelho, Viçosa, Mangueira, Jacuba, Lavras, Colina, Sambê, Rio Seco, Mata, Catimbau, Bela Vista, Rio do Ouro, Basílio, Parque Indiano, Ipê/BNH, Praça Cruzeiro, além da Clinica da Família.

Um dos requisitos para assumir essas vagas é residir na área de abrangência da unidade de saúde que escolheu para trabalhar. Essa escolha foi feita no momento da inscrição. Ou seja, deve morar perto do local do trabalho.  Já os 27 agentes de endemias, que também se apresentaram nessa segunda-feira (10)  irão reforçar as equipes do Programa Municipal de Controle da Dengue, que faz o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Rogério Rodrigues e Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

18°C
Heavy Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura