“Nave Enel” estaciona em Rio Bonito para incentivar o uso consciente de energia elétrica

As escolas municipais Maria Lydia Coutinho (Rio do Ouro), Jaudet Curi (Rio Vermelho), Raulbino Pereira de Mesquita (Parque Indiano) e Rômulo Tude (Boqueirão) receberam a visita da Nave Enel, faz parte do projeto “Enel Compartilha Energia na Escola” que aborda assuntos relativos a consumo consciente da energia elétrica, dos recursos naturais e do meio ambiente, realizando atividades com professores e alunos. A Nave é um ônibus adaptado com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e tecnologia de realidade virtual 3D. Com foco em consumo consciente de recursos naturais, o projeto tem o objetivo de promover a mudança de hábitos de consumo de energia da comunidade escolar. Na próxima semana, será a vez dos alunos escolas Professor Honesto A. de Carvalho (Mangueirinha) e Dr. Astério A. de Mendonça (Mangueirinha) participarem do projeto.

A Nave Enel oferece ferramentas atrativas e interativas, além de atividades educativas e conteúdos sobre desenvolvimento sustentável e eficiência energética. Durante a visita nas escolas, a Nave Enel proporciona aos alunos e professores a participação de duas atividades. A primeira é uma oficina pedagógica e lúdica sobre o uso adequado da energia e os cuidados que devem ser tomados com possíveis riscos elétricos. A capacitação realizada pelos monitores visa formar alunos e professores como multiplicadores da importância do consumo responsável da energia elétrica, como também, transformar a comunidade escolar em referência na prática de atitudes sustentáveis.

Já a segunda atividade é uma visita imersiva à Nave, que conta com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e tecnologia de realidade virtual 3D, com o auxílio de óculos VR. Os participantes são levados a experimentar conteúdos socioambientais direcionados à reciclagem e ao uso responsável de recursos naturais.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Rio Bonito, por meio da Secretaria de Educação. O projeto Enel Compartilha Energia na Escola é um programa do Procel nas Escolas do Ministério de Minas e Energia, em parceira com o Ministério da Educação, promovido pelas concessionárias de energia em todo Brasil.

Texto:  Natan Duarte