Abertas as inscrições para os cursos de operadores de motosserra e roçadeira

A secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico abriu as inscrições para três cursos em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o objetivo de qualificar a mão de obra local para atuar em propriedades rurais.  Estão sendo oferecidos os Cursos de Operação e Manutenção de Motosserra, Operação e Manutenção de Roçadeiras Manuais e o de Cultivo de Mandioca. As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural, localizado na Rua Doutor Francisco de Souza nº 171, no Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (21)995702469.

O curso de Operação e Manutenção de Motosserra é gratuito e acontece de 11 a 13 abril. Quem participar vai conhecer os diferentes componentes da motosserra e funcionamento adequado da máquina; conhecer a técnica de afiação e tensionamento da corrente no rendimento; analisar os diferentes tipos de árvore, suas características e tipos de madeiras; Operar a motosserra no corte e abate de árvores (troncos verticais, galhos, entrançamentos, corte direcional e de derrubada); identificar as zonas de compressão e tensão da árvore; procedimentos de limpeza, manutenção e armazenamento da máquina;  conhecer legislação, normas de segurança no trabalho e meio ambiente e uso do EPI, além de noções de primeiros socorros e legislação no trabalho.

Quem optar em fazer o curso de Operação e Manutenção de Roçadeiras Manuais, que acontece entre os dias 14 e 16 de abril, vai conhecer os tipos de roçadeiras e a escolha para diferentes tipos de trabalho;  conhecer os componentes da roçadeira,  posicionamento do motor e regulagem;  selecionar o tipo de lâmina para cada trabalho; afiar e substituir lâmina;  realizar roçada de gramíneas, canteiros, jardins e plantas arbustivas em superfície plana e inclinada;  fazer manutenção e substituir peças defeituosas e desgastadas;  limpar e guardar a roçadeira, além de desenvolver técnicas de higiene e segurança no trabalho, utilizando EPI. Segundo a Prefeitura.

O Curso Cultivo Mandioca, que será realizado de 06 a 08 de abril, vai abordar assuntos como armas de utilização da mandioca, variedades de mandioca, biologia da mandioca, exigência climática e época de plantio, mudas, reparo das manivas, armazenamento das ramas, quantidade de ramas para o plantio, Multiplicação rápida, reparo do solo, conservação do solo, adubação, análise do solo e Correção do solo, deficiências e toxidez de nutrientes, lantio, consorciação e rotação de culturas, ratos culturais, ratos no, primeiro ciclo da lavoura, ratos no segundo ciclo da lavoura, controle de pragas e doenças, colheita, conservação pós-colheita da mandioca e custo de produção.

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura