Escolas municipais investem em segurança com implantação de monitoramento por câmeras

A secretaria de Educação de Rio Bonito vem buscando soluções conjuntas para garantir a segurança e a integridade de alunos e professores nas escolas municipais. Muitas soluções dos problemas que acontecem no dia a dia das escolas, são frutos das reuniões do Projeto Segurança na Escola, que acontece desde 2017, em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, que também reúne vários setores da administração pública, como a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Conselho Tutelar, além de outras entidades, como Federação das Associações de Moradores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), entre outros.

Nesses encontros são discutidas as problemáticas das escolas em relação às dificuldades comportamentais dos alunos,  violência e drogas nas comunidades, além de debater e procurar soluções conjuntas.  Umas das soluções que vem sendo adotadas por algumas escolas é a implantação do monitoramento por câmeras. A primeira escola a adotar esse sistema foi o Colégio Maurício Kopke, no Centro, em 2017. Hoje quase todas as dependências da escola são monitoradas por oito câmeras, que envia as imagens para uma central, montada na sala da direção da unidade.

Essa iniciativa também foi seguida pelas escolas municipais Kingston Motta e Professor Honesto de Almeida Carvalho (Emphac). Nas duas unidades também foram colocadas câmeras de monitoramento e montada uma central para armazenamento das imagens gravadas, que ficam à disposição dos diretores para usarem quando for necessário.

“O monitoramento por câmera é apenas uma das diversas medidas que estamos tomando para garantir o bom funcionamento dessas escolas, que reúnem um grande contingente de alunos”, afirmou Wanderlúbia.

A secretária também explicou que o investimento em tecnologia só vai funcionar, quando houver integração dentro e fora das escolas.

“Nos encontros que realizamos todos os meses nas escolas, debatemos todas essas questões relacionadas à segurança e procuramos soluções conjuntas. Já temos resultados muito positivos, principalmente em relação a celeridade das respostas do atendimento da Polícia Militar e da Guarda Municipal quando são solicitados pelas escolas, e também nas rondas diárias e noturnas, muitas vezes cobrando a presença dos vigias”, afirmou a secretária.

Tecnologia – O sistema de vigilância por câmera que foi implantado nas escolas é bem moderno. Consegue armazenar por vários meses as imagens que são gravadas diariamente. Além disso, as câmeras só são ativadas quando há movimento, caso contrário, entram no modo “Dormir”, ou “Stand By”, que coloca o sistema em espera, e retornar as atividades quando há movimento no local que a câmera está instalada.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura