Os atendimentos visam qualificar as equipes pedagógicas no desenvolvimento dos alunos
“CAEES nas Escolas” é o novo modelo de atendimento planejado pelo Centro de Atendimento Especializado em Educação Saúde, a ser ofertado à equipe pedagógica das unidades escolares para aprimorar o atendimento dos alunos público-alvo da Educação Inclusiva, que estão incluídos na Rede Municipal de Ensino de Rio Bonito. Durante as visitas, uma equipe multidisciplinar, formada por Assistente Social, Psicóloga, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado), Oficinas Sensoriais, Artes e Educação Precoce, se reveza entre as especialidades e se desloca até as unidades escolares dos alunos que são atendidos e acompanhados pelo CAEES, para escutar as necessidades da equipe escolar, acompanhar o andamento pedagógico dos alunos, além de orientar os professores e orientadores pedagógicos.
Tradicionalmente, as escolas encaminham os alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, síndromes e altas habilidades ou superdotacão para serem avaliados no CAEES, para, em seguida, serem acompanhados pela equipe multidisciplinar.
“Pensamos nesse formato inverso de atendimento para identificar as dificuldades dos alunos e da equipe pedagógica, no sentido de alinharmos um único caminho de assistência tanto no Centro quanto nas escolas”, disse a professora Renata Borba, diretora do CAEES.
É importante frisar que, neste período, os atendimentos são realizados aos alunos durante as visitas nas escolas por meio do olhar, medicação e troca dos profissionais.
“A todo o momento, estamos estudando maneiras de aprimorar as funcionalidades do CAEES que é uma extensão das escolas para esses alunos e necessitam de um olhar mais específico”, ressalta a diretora do Departamento de Educação Inclusiva, Aline Alves.
Para o Secretário de Educação, Adalmir Cardoso, não pode haver uma lacuna entre o atendimento e o ensino que comprometa o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais.
“A Educação que respeita sua realidade é uma educação que encontra caminhos para tornar o processo de ensino-aprendizagem possível ao aluno, seja com deficiência ou não”, afirma o secretário.
Texto: Natan Duarte