Agentes de Defesa Civil participam do Curso de Vistoria Estrutural

Profissionais da área técnica e operacional de Defesa Civil de Rio Bonito e de outras cidades como: Maricá, Saquarema, São Gonçalo, Tanguá, Rio das Ostras, Marataízes (ES), Porto Velho (RO), entre outros, participam, até a próxima sexta-feira (29), do Curso de Vistoria Estrutural na Escola de Administração de Maricá. O curso, ministrado pelo engenheiro da Defesa Civil do município do Rio, Orlando Sodré Gomes, tem o objetivo de melhorar a qualidade de análise nas vistorias estruturais pelos agentes, além de desenvolver conhecimentos relacionados à redução do risco de desastres tecnológicos, por meio do aumento da percepção de risco em estruturas edificadas com problemas.

Dentre os temas abordados no curso estão a introdução aos desastres tecnológicos relacionados às obras civis, a abordagem sobre redução do risco de desastres, resiliência, marcos regulatórios internacionais, análise de segurança X risco X prejuízo, características do concreto armado, o papel do poder público nas vistorias, conceito de documentos, técnica de diagnóstico por inspeção visual, entre outros temas.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Rio Bonito, Andeci da Cruz Mendonça, para garantir a segurança desses imóveis e consequentemente de seus usuários é necessário realizar periodicamente as vistorias e inspeções prediais. A participação dos agentes no curso é muito importante para que Rio Bonito possa atualizar os conhecimentos e alinhar os procedimentos operacionais junto com as outras cidades.

“É natural que com o passar dos anos as edificações sofram os desgastes em suas estruturas. Desde fachadas, vigas e pilares, todas, sem exceção são vítimas do tempo e são atingidas pelos impactos das degradações estruturais. Essas ações do tempo geram como consequência a redução da vida útil e a durabilidade das casas e apartamentos, além das edificações comerciais, provocando assim as patologias nas construções, explicou o coordenador de Defesa Civil.