Agendamento para entrega dos kits gratuitos para a TV digital iniciará em julho

Famílias beneficiárias do Bolsa Família e outros programas do CadÚnico residentes em Rio Bonito, a partir de próximo mês poderão agendar a retirada de um dos mais de  7 mil kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto.

O agendamento será realizado pelo site do Seja Digital, pelo telefone 147 e em alguns espaços públicos que serão divulgados em breve. Para fazer a solicitação será necessário ter em mãos o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Os kits serão entregues em local, dia e horários que as famílias escolhem quando fazem o agendamento pelo site ou pelo telefone.

No dia 28 de novembro de 2018, o sinal analógico de televisão será desligado. A programação dos canais abertos de televisão estará sendo transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital. A Seja Digital é a entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil. A entidade tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos para a população de menor renda atendida pelo Governo Federal.

O que é o kit gratuito de TV digital?

Muitas famílias brasileiras, especialmente as mais pobres, não possuem em casa uma televisão com conversor digital embutido. Também não conseguem separar um dinheiro do orçamento para comprar conversor digital e antena UHF. Para preservar a gratuidade da TV aberta, mesmo com sinal digital, o Governo Federal resolveu apoiar a distribuição de kits gratuitos.

O kit gratuito de TV digital é composto por:

– 1 conversor digital
– 1 corpo da antena
– 1 fonte de alimentação
– cabo RCA
– varetas
– suporte de vareta com mastro
– saquinho com parafusos, porcas e arruelas
–  8 metros de cabo coaxial e  controle remoto com duas pilhas.

Quem tem direito a receber o kit gratuito

Não é apenas o Bolsa Família que integra o CadÚnico. Outros programas governamentais também fazem parte do cadastro. São eles: Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Programa Brasil Alfabetizado, Auxílio Emergencial Financeiro, Programa Minha Casa Minha Vida, Programa Cisternas, Água para Todos, Aposentadoria para pessoas de baixa renda, Telefone Popular, Bolsa Verde, Pronatec, Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, Programa Nacional de Reforma Agrária e Programa Nacional de Crédito Fundiário.

A solicitação do kit pode ser realizada de forma simples, prática e rápida através da internet. O cidadão interessado só precisa acessar o site Seja Digital e informar o número do CPF/NIS do responsável familiar. Feito isso, basta preencher um formulário eletrônico com dados pessoais. A entidade Seja Digital, responsável pela distribuição dos kits, irá verificar se o Número de Inscrição Social consta na lista do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A consulta também leva em conta se a distribuição dos equipamentos está acontecendo na região em questão. Caso haja uma confirmação, o cidadão deve agendar a retirada do seu kit. É necessário escolher o dia, horário e o local.

Texto: Denilson Santos

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura