Alguns consultórios odontológicos da Estratégia Saúde da Família (ESF), passaram por manutenções dos equipamentos. As unidades de Catimbau Pequeno, Sambê e Viçosa voltaram a funcionar beneficiando as comunidades com atendimento perto de suas casas.
Diante do cenário epidemiológico inicial, optou-se por suspender alguns atendimentos, mantendo apenas os de urgências e emergências durante este período. Os dentistas receberam capacitação para auxiliar no combate ao Covid-19 na testagem de pacientes quando fosse solicitado.
A parceria com a Educação através do Programa Saúde na Escola
(PSE) iniciou seus trabalhos através de orientações e distribuições de
kits de higiene oral. As ações serão fortalecidas assim que a pandemia
mostrar um cenário mais favorável. Na UPA os atendimentos odontológicos estão funcionando todos os dias da semana, 24 horas por dia.
As cirurgias eletivas e consultas do bucomaxilo foram retomadas e a
demanda reprimida foi diminuída. Os pacientes, que por algum motivo, ficarem internados na UPA também receberão cuidados e atendimento odontológico promovendo humanização do atendimento, cuidados paliativos e qualidade de vida dos pacientes internados, além de controle de infecções relacionadas a assistência com saúde e autocuidado.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) também teve seus
atendimentos eletivos suspensos inicialmente, funcionando como apoio
as equipes de atenção primária na resolução de casos de urgência e
emergência, garantindo a manutenção do fluxo para diagnóstico bucal,
detecção precoce do câncer de boca, inclusive para biópsias. O CEO retomou desde maio de forma gradual com os atendimentos eletivos.
Nesses 6 meses já foram realizados mais de 650 procedimentos, atuando
nas especialidades de Endodontia, Periodontia, Cirurgia Oral
Menor, Diagnóstico bucal e Atendimento a pacientes com necessidades
especiais. A intenção é ampliarmos a oferta de atendimento de acordo
com a evolução da realidade epidemiológica.
No Centro Odontológico de Boa Esperança (Esperanção), para garantir
o atendimento a população todos os dias da semana, convocamos
dentistas do concurso público, que já estão atuando. Atualmente a unidade construiu um escovódromo para que os pacientes tenham um local para realizar a higiene bucal antes do atendimento e receberem as orientações de instrução sobre a Saúde Bucal.
É importante destacar que a equipe está buscando um atendimento de qualidade, com prudência, respeitando o momento de pandemia para que tudo ocorra da forma mais segura possível. O objetivo é melhorar o acesso e fortalecer a odontologia do município.
Texto: Silas Madeira
Fotos: Arquivo Secom-RB