Casa da Cultura recebe fitas recuperadas com entrevistas e momentos históricos de Rio Bonito

A Casa da Cultura de Rio Bonito, recebeu a digitalização de fitas históricas com registros de entrevistas exclusivas de pessoas ilustres da sociedade rio-bonitense. As fitas, que fazem parte do acervo da Casa da Cultura, foram doadas e restauradas pelo historiador Fábio Fernando, que também fez parte da idealização do projeto.

As entrevistas, que fizeram parte de um projeto idealizado pelo Professor Wagner Duarte Navega e por Fábio Fernandes, foram realizadas, em sua maioria, na antiga Casa da Cultura de Rio Bonito e doadas para o próprio espaço.

Segundo Fábio, o objetivo das entrevistas, gravadas por ele em 1993, foi de resgatar a memória cultural da cidade e atender ao desejo do Professor Wagner de que o material fosse propagado para as gerações futuras.

O projeto, da década de 90, contou com a entrevista de diversos representantes da cidade, entre eles o poeta Leir Moraes, Carminha Cordeiro, Altério Machado, entre outros. O acervo também conta com memórias marcantes para a cultura do município, como o 1º e 2º Fest Riba (1989 e 1990) e a reinauguração da Sociedade Musical e Dramática em 1995.

“Tenho certeza de que a nossa cidade, os familiares e quem conhece a história de nossa cidade vai se sentir honrado de saber que nós conseguimos juntos devolver isso para o mundo. Eu quero agradecer a todos vocês por esse carinho com a cultura de Rio Bonito e estender esse agradecimento ao nosso prefeito. Ele tem dado muita liberdade para a gente e tem apoiado para que esse trabalho seja feito”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, confiando nos benefícios culturais que o acervo trará para Rio Bonito.

As fitas foram restauradas de forma gratuita, sem ônus para a administração pública, e é apenas parte de um trabalho de retomada da Casa da Cultura:

“É uma alegria muito grande a gente iniciar a retomada desse trabalho na Casa da Cultura, que tem essa missão de resgatar a memória da nossa cidade. Estamos nesse momento tentando organizar e retomar da melhor forma possível. É uma alegria grande recomeçar com esse material”, afirma Kátia Valviesse, Diretora de Cultura.

O historiador Dawson Nascimento, que também participou do encontro da entrega das fitas, ajudou na retomada dos trabalhos na Casa da Cultura junto com a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo.

“Esses nomes estão sendo perpetuados, a administração está de parabéns. Com o saber e o fazer de cada um a nossa cidade só tem a ganhar”, destaca Dawson ao relembrou alguns nomes e destacar a importância da restauração das fitas.

Todo o material restaurado estará disponível em breve no canal “Prefeitura Rio Bonito”.

“É só o começo, vem muita coisa boa por aí”, finalizou Janderson Muniz, secretário de Cultura e Turismo.