05 de Agosto – Dia Nacional da Saúde

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da educação sanitária, despertando em todos o valor da saúde e dos cuidados para com ela, foi criado o Dia Nacional da Saúde. Cuidar da saúde é uma das principais prioridades para o bem-estar e as atividades físicas, acompanhamento médico e estar sempre com exames em dia é fundamental para que isso aconteça.

É gratificante saber que neste dia podemos relembrar de cada profissional que está atuando em seus setores, além da linha de frente ao enfrentamento contra o Covid-19. Em meio a atual pandemia é muito importante que os cuidados com a Saúde sejam redobrados. Evite aglomerações, use máscara, higienize sempre suas mãos com água e sabão ou álcool gel 70º, e não deixe de se imunizar contra o vírus com as vacinas que seguem um calendário da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Ministério da Saúde (MS).

Atualmente a Prefeitura Municipal de Rio Bonito, através da Secretaria de Saúde, atende diversas áreas para beneficiar a população, onde destacam-se o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Saúde do Homem, no Centro de Saúde do Coração, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Clínica da Família, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Residências Terapêuticas, Hemonúcleo Rio Bonito, Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Junior, Ambulatório Municipal de Boa Esperança (Esperanção), Saúde Mental (com uma série exclusiva produzida pela Secretaria de Comunicação Social), Conselho Municipal de Saúde, Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco e demais setores de atendimento.

Curiosidade:

Um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e início do século XX foi de responsabilidade de Oswaldo Cruz. A data também é prestigiada em homenagem a vida e trabalho de Oswaldo Gonçalves Cruz, um médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, falecido em 11 de fevereiro de 1917, aos 44 anos de idade.

Texto: Silas Madeira